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Questões Sobre Barroco - Literatura - concurso

Questão 1

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

(  ) Buscando exprimir o “eu profundo”, as realidades vagas e complexas do inconsciente, os simbolistas
propõem uma “gramática psicológica”, baseada em neologismo e metáfora inesperada. A poesia é vaga,
imprecisa e nebulosa, sugerindo mundos que escapam ao controle da lógica e da razão.
(  ) O homem do Barroco foi marcado por impulsos contraditórios. Claro que sua produção artística
haveria de ter como traço fundamental o culto do contraste, do conflito e da contradição, que se expressa,
na literatura, pela frequência das antíteses e paradoxos; na pintura, pelo jogo de massas e pelo contraste
claro / escuro; na escultura, pelo exagero do alto / baixo relevo, como se vê nos profetas de Aleijadinho,
com os queixos pontiagudos e as órbitas oculares exageradamente côncavas; na música, pela presença
do canto / contracanto, do contraponto e da fuga.
( ) Parnasianismo é a denominação que recebe o movimento artístico do Século XVIII. Caracteriza-se pelo
restabelecimento do equilíbrio clássico, define-se como uma reação ao rebuscamento, à ornamentação
exagerada, é uma volta à simplicidade e à clareza, orientadas no sentido da razão, da verdade e da
natureza, que se tornam as molas mestras da criação.
(  ) No Pré-modernismo, a imposição do eu do artista à realidade opera-se de modo radical. Assim, a
função emotiva ou expressiva da linguagem, centrada no emissor, é predominante. A realidade é captada
pelo prisma pessoal do poeta.
(  ) O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo são as correntes artísticas mais expressivas da segunda
metade do Século XIX até o limiar do Século XX. Refletem, no plano artístico, a consolidação da burguesia
e seu fortalecimento, enquanto classe detentora do poder, em função do triunfo definitivo do capital
industrial sobre o capital de comércio e da implementação do capitalismo avançado e sua expansão às
áreas periféricas do sistema mundial, América, África e Ásia. 

  • A)F – V – F – F – V.
  • B)V – F – V – F – F.
  • C)V – V – F – F – V.
  • D)V – V – F – F – F.
  • E)V – V – V – V – V.
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A alternativa correta é C)

O movimento simbolista, como descrito na primeira afirmativa, de fato buscava expressar o "eu profundo" e as complexidades do inconsciente por meio de uma linguagem poética vaga e sugestiva, repleta de neologismos e metáforas inesperadas. Essa característica torna a primeira afirmação verdadeira (V).

Já a segunda afirmativa aborda o Barroco, destacando sua natureza contraditória e o culto ao contraste, presente em diversas formas de arte, como literatura, pintura, escultura e música. Essa descrição é precisa, tornando a segunda afirmação também verdadeira (V).

A terceira afirmativa, no entanto, contém um erro ao associar o Parnasianismo ao século XVIII. Na realidade, o Parnasianismo surgiu no século XIX como uma reação ao Romantismo, defendendo a objetividade e a perfeição formal na poesia. Portanto, essa afirmação é falsa (F).

A quarta afirmativa descreve características mais alinhadas com o Modernismo do que com o Pré-modernismo, que foi um período de transição marcado por uma abordagem mais crítica e menos centrada no "eu" do artista. Assim, essa afirmação é falsa (F).

Por fim, a quinta afirmativa está correta ao apontar que Realismo, Naturalismo e Parnasianismo foram correntes artísticas importantes na segunda metade do século XIX, refletindo as transformações sociais e econômicas da época. Logo, essa afirmação é verdadeira (V).

Dessa forma, a sequência correta é V – V – F – F – V, correspondente à alternativa C).

Questão 2

Leia as características a seguir e assinale o período literário correspondente.
Nacionalismo, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao
cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem,
fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma
língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa. 

  • A)Barroco.
  • B)Arcadismo.
  • C)Modernismo.
  • D)Realismo.
  • E)Simbolismo.
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A alternativa correta é C)

O período literário descrito no texto apresenta características marcantes do Modernismo, movimento que surgiu no Brasil na primeira metade do século XX, com grande ênfase na Semana de Arte Moderna de 1922. As características mencionadas, como nacionalismo, revisão crítica do passado histórico-cultural, valorização do cotidiano, ironia, humor, versos livres e busca por uma linguagem mais coloquial e brasileira, são típicas da primeira fase do Modernismo.

O Modernismo rompeu com as tradições literárias anteriores, buscando uma expressão artística mais livre e conectada com a identidade nacional. A fragmentação, os flashes cinematográficos e a livre associação de ideias refletem a influência das vanguardas europeias, como o Futurismo e o Cubismo, adaptadas à realidade brasileira. Além disso, a irreverência e a linguagem sintética demonstram a ruptura com o formalismo do Parnasianismo e do Simbolismo, que dominaram o cenário literário no final do século XIX.

Portanto, a alternativa correta é C) Modernismo, pois nenhum outro movimento listado (Barroco, Arcadismo, Realismo ou Simbolismo) apresenta esse conjunto de características inovadoras e libertárias que definiram a produção literária modernista no Brasil.

Questão 3

Associe as obras da Literatura Brasileira aos períodos literários a que pertencem.


Coluna 1

1. Prosopopeia (Bento Teixeira).

2. Macunaíma (Mário de Andrade).

3. Cartas Chilenas (Tomás Antônio Gonzaga).

4. A Moreninha (Joaquim Manoel de Macedo).

5. Menino do Engenho (José Lins do Rego).

Coluna 2

( ) Romantismo (Prosa).

( ) Modernismo (Romance de 30).

( ) Modernismo (1ª Fase).

( ) Barroco.

( ) Arcadismo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A)4 – 3 – 5 – 2 – 1.
  • B)4 – 5 – 2 – 1 – 3.
  • C)5 – 4 – 1 – 2 – 3.
  • D)4 – 2 – 5 – 1 – 3.
  • E)3 – 2 – 4 – 5 – 1.
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A alternativa correta é B)

A associação correta entre as obras da Literatura Brasileira e seus respectivos períodos literários é fundamental para compreender a evolução da produção literária no país. Analisando as opções apresentadas, a sequência que melhor relaciona as obras aos movimentos é a alternativa B) 4 – 5 – 2 – 1 – 3.

A obra A Moreninha (4), de Joaquim Manoel de Macedo, é um clássico do Romantismo (Prosa), marcado por narrativas idealizadas e temas amorosos. Já Menino do Engenho (5), de José Lins do Rego, pertence ao Modernismo (Romance de 30), movimento que retratou a realidade social brasileira com linguagem mais coloquial e crítica.

Macunaíma (2), de Mário de Andrade, é uma das obras mais emblemáticas da primeira fase do Modernismo, caracterizada pela busca de uma identidade nacional e pela ruptura com as formas tradicionais. Prosopopeia (1), de Bento Teixeira, é um exemplo do Barroco, com seu estilo rebuscado e temas religiosos. Por fim, as Cartas Chilenas (3), de Tomás Antônio Gonzaga, representam o Arcadismo, com sua linguagem mais simples e crítica política.

Portanto, a ordem correta é 4 – 5 – 2 – 1 – 3, conforme a alternativa B.

Questão 4

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do
seguinte texto.
A literatura brasileira constitui-se de peculiaridades distintas, que marcam a sua divisão ou
periodização. Nesse viés, os aspectos políticos e econômicos do Brasil estão diretamente
relacionados com os diferentes momentos de nossa literatura, a qual se divide, de modo geral, em
duas fases. A primeira, ____________, refere-se às manifestações durante o período e vai da
descoberta – 1500 – até 1822 – ano da Proclamação da Independência. Nessa fase, mesmo distante
das metrópoles europeias, artistas brasileiros receberam influência do que se produzia lá e usaram
tal influência para suas produções locais. Exemplo disso é ___________, escola literária marcada
com traços do Iluminismo. A segunda fase, também denominada ___________, compreende a fase
que vai da independência até os dias de hoje e buscou, no seu início, estabelecer uma identidade
nacional, tarefa de que se ocuparam os poetas da primeira geração do ___________.

  • A)Colonial – o Barroco – Contemporânea – Modernismo
  • B)Colonial – o Arcadismo – Nacional – Romantismo
  • C)Pré-Colonial – o Quinhentismo – Nacional – Barroco
  • D)Informativa – a Literatura de Catequese – Colonial – Real-Naturalismo
  • E)Indianista – o Romantismo – Social – Parnasianismo
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A alternativa correta é B)

A literatura brasileira é marcada por uma divisão clara em duas grandes fases, cada uma refletindo os contextos políticos e econômicos do país. A primeira fase, denominada Colonial, abrange o período que vai desde a descoberta do Brasil em 1500 até a Proclamação da Independência em 1822. Durante esse tempo, os artistas brasileiros, embora distantes dos grandes centros culturais europeus, absorveram influências estéticas e ideológicas do Velho Mundo, adaptando-as à realidade local. Um exemplo notável dessa assimilação é o Arcadismo, escola literária que incorporou ideais iluministas em suas produções.

A segunda fase, chamada de Nacional, inicia-se com a Independência e se estende até os dias atuais. Seu principal objetivo, especialmente no começo, foi a construção de uma identidade cultural própria, distanciando-se dos modelos europeus. Esse projeto de afirmação nacional foi impulsionado pelos poetas da primeira geração do Romantismo, que buscaram exaltar as paisagens, os costumes e a história do Brasil.

Diante disso, a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto é a B) Colonial – o Arcadismo – Nacional – Romantismo, pois corresponde à periodização e às características históricas e literárias apresentadas.

Questão 5

Leia o poema abaixo para responder a questão.

Moraliza o poeta nos ocidentes do sol a
inconstância dos bens do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?

Se formosa a Luz é, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,

Na formosura não se dê constância,

E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza

A firmeza somente na inconstância.

In: MATOS, Gregório de. Obra poética. Org. James
Amado. Prep. e notas Emanuel Araújo. Apres. Jorge
Amado. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 1992

O poema foi escrito durante o barroco brasileiro
pelo escritor Gregório de Matos Guerra. Faz parte do
barroco brasileiro, EXCETO:

  • A)Cultismo e conceptismo
  • B)Antônio Vieira
  • C)Era nacional
  • D)Exagero e rebuscamento
  • E)Arte dualista
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A alternativa correta é C)

O poema "Moraliza o poeta nos ocidentes do sol a inconstância dos bens do mundo", de Gregório de Matos, é uma obra emblemática do Barroco brasileiro. Nela, o autor explora temas como a efemeridade da vida, a dualidade entre alegria e tristeza, e a natureza transitória dos bens mundanos. Esses elementos são característicos do movimento barroco, que se destacou pelo uso de contrastes, paradoxos e uma linguagem rebuscada.

Entre as alternativas apresentadas, a que não faz parte do Barroco brasileiro é a opção C) Era nacional. O Barroco não está associado a uma "era nacional", pois esse período ainda refletia fortemente as influências europeias, especialmente portuguesas, e não possuía um caráter de afirmação nacionalista. As demais alternativas são características marcantes do Barroco:

  • A) Cultismo e conceptismo: Estilos típicos do Barroco, que combinam jogo de palavras (cultismo) e raciocínio lógico (conceptismo).
  • B) Antônio Vieira: Um dos maiores expoentes do Barroco literário em língua portuguesa.
  • D) Exagero e rebuscamento: Marcas da estética barroca, presente na linguagem elaborada e nas metáforas complexas.
  • E) Arte dualista: Reflexo da contradição entre o material e o espiritual, o pecado e a salvação, típica do Barroco.

Portanto, a resposta correta é C) Era nacional, pois o Barroco brasileiro não se relaciona com um projeto de identidade nacional, mas sim com uma expressão artística influenciada pelo contexto colonial e religioso da época.

Questão 6

Considere as seguintes sentenças:

I- Na lírica filosófica, destacam-se textos que se
referem ao desconserto do mundo e às frustações
humanas diante da realidade; e também poemas em
que predomina a consciência da transitoriedade da
vida.


II- Um dos principais poetas barrocos, Gregório de
Matos, conhecido como Boca do Inferno, por causa
de sua língua ferina para narrar pecados e defeitos
alheios.


III- Suas ideias de vida simples e natural
compreendiam ao anseio dos homens naquele
momento em formação, a burguesia, que
historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida
luxuosa da nobreza nas cortes.


IV- Valorização da subjetividade levando por vezes à
deformação. A linguagem é marcada por descrições
minuciosas, com uso constante de adjetivos,
comparações e amplas metaforizações.

Sobre o Barroco é CORRETO afirmar que:

  • A)Somente a I e IV estão corretas
  • B)Somente a I e II estão corretas
  • C)Somente a II e IV estão corretas
  • D)Somente a III e IV estão corretas
  • E)Somente a II e III estão corretas
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A alternativa correta é B)

Considere as seguintes sentenças:

I- Na lírica filosófica, destacam-se textos que se referem ao desconserto do mundo e às frustações humanas diante da realidade; e também poemas em que predomina a consciência da transitoriedade da vida.

II- Um dos principais poetas barrocos, Gregório de Matos, conhecido como Boca do Inferno, por causa de sua língua ferina para narrar pecados e defeitos alheios.

III- Suas ideias de vida simples e natural compreendiam ao anseio dos homens naquele momento em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.

IV- Valorização da subjetividade levando por vezes à deformação. A linguagem é marcada por descrições minuciosas, com uso constante de adjetivos, comparações e amplas metaforizações.

Sobre o Barroco é CORRETO afirmar que:

  • A) Somente a I e IV estão corretas
  • B) Somente a I e II estão corretas
  • C) Somente a II e IV estão corretas
  • D) Somente a III e IV estão corretas
  • E) Somente a II e III estão corretas

O gabarito correto é B).

Questão 7

    Tal movimento distingue-se pela atenuação do sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase completa de interesse político no contexto da obra (embora não na conduta)
e (como os modelos franceses) pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. O mito da pureza
da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade
dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura
brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo
perguntar se a visão luxuosa dos autores desse movimento
não representava para as classes dominantes uma espécie
de correlativo da prosperidade material e, para o comum dos
leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.

(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)

O texto refere-se ao movimento denominado 

  • A)Romantismo.
  • B)Barroco.
  • C)Parnasianismo.
  • D)Arcadismo.
  • E)Realismo.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado descreve características de um movimento literário marcado pela busca da perfeição formal, pelo distanciamento do sentimentalismo e pela valorização de uma linguagem refinada e plástica. Esses elementos são típicos do Parnasianismo, movimento que surgiu na França no século XIX e teve grande influência na literatura brasileira, especialmente no final do mesmo século. O Parnasianismo opunha-se ao excesso emocional do Romantismo, priorizando o culto à forma, a objetividade e a estética impecável, muitas vezes inspirada na arte clássica.

Como mencionado no texto, o movimento também estava associado a uma certa idealização da linguagem pura e ao casticismo vernacular, reforçando a ideia de uma literatura como expressão de refinamento cultural. Essa visão luxuosa e apurada da escrita poderia ser interpretada, conforme sugere o autor, como um reflexo da prosperidade material das elites ou mesmo como uma forma de escapismo para os leitores comuns. Tais características afastam as outras opções apresentadas, como o Romantismo (marcado pelo subjetivismo), o Barroco (cheio de contrastes e dramaticidade), o Arcadismo (com sua simplicidade pastoral) e o Realismo (voltado para a crítica social). Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa C) Parnasianismo.

Questão 8

Sobre cultismo e conceptismo, os dois
aspectos construtivos do Barroco,
assinale a única alternativa incorreta:

  • A)O cultismo e o conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. O dois elementos podem ocorrer no mesmo autor e texto.
  • B)O cultismo significa “jogo de palavras”, também chamado de Gongorismo. O conceptismo é conhecido como “jogo de ideias”, também chamado de Quevedismo.
  • C)O cultismo é marcado pelo rebuscamento da linguagem, emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo é perceptível pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando o conteúdo textual.
  • D)O Padre Antônio Vieira foi um defensor do cultismo.
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A alternativa correta é D)

Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, é importante destacar suas características e diferenças para compreender por que a alternativa D) está incorreta.

O Barroco, movimento artístico e literário que floresceu entre os séculos XVI e XVIII, apresentava duas vertentes principais na construção de seus textos: o cultismo e o conceptismo. Essas duas abordagens, embora distintas, não eram excludentes, podendo coexistir na obra de um mesmo autor, como afirma corretamente a alternativa A).

O cultismo, como aponta a alternativa B), caracterizava-se pelo "jogo de palavras", sendo também conhecido como Gongorismo - referência ao poeta espanhol Luís de Góngora. Já o conceptismo, chamado de "jogo de ideias" ou Quevedismo (em referência a Francisco de Quevedo), valorizava o raciocínio lógico e a argumentação. A alternativa C) complementa essa distinção, explicando que o cultismo se manifestava pelo rebuscamento linguístico e uso intenso de figuras de linguagem, enquanto o conceptismo priorizava o conteúdo racional.

A incorreção da alternativa D) reside no fato de que o Padre Antônio Vieira, um dos maiores expoentes da literatura barroca em língua portuguesa, foi notadamente um representante do conceptismo. Seus sermões são marcados pela construção lógica de argumentos e pela persuasão racional, características opostas ao cultismo. Portanto, afirmar que Vieira foi defensor do cultismo constitui um equívoco histórico-literário.

Assim, compreende-se que o gabarito correto é de fato D), pois as demais alternativas apresentam informações precisas sobre essas duas facetas fundamentais do Barroco.

Questão 9

Muito embora a obra de Ariano Suassuna
apresente elementos de diferentes estéticas
literárias, pode-se dizer que ele esteve alinhado
com o:

  • A)Arcadismo.
  • B)Simbolismo.
  • C)Movimento Modernista de 1945.
  • D)Barroco.
  • E)Primeira Fase Modernista.
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A alternativa correta é C)

A obra de Ariano Suassuna, um dos mais importantes escritores brasileiros, é marcada por uma rica mistura de influências culturais e estéticas. Embora seu trabalho dialogue com elementos do folclore nordestino, da literatura de cordel e até mesmo com traços barrocos e românticos, sua produção literária esteve profundamente alinhada ao Movimento Modernista de 1945. Esse período, também conhecido como "Geração de 45", foi caracterizado por uma busca de maior rigor formal e uma reação ao experimentalismo exacerbado da primeira fase do Modernismo.

Suassuna, ao lado de outros intelectuais como João Cabral de Melo Neto, fez parte desse movimento que valorizava a retomada de formas clássicas, sem abandonar completamente as inovações modernistas. Sua obra-prima, "O Auto da Compadecida", por exemplo, mescla linguagem popular com estrutura teatral refinada, demonstrando essa síntese entre tradição e modernidade. Portanto, a alternativa correta é C) Movimento Modernista de 1945, pois reflete o contexto literário e estético no qual Suassuna estava inserido.

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Questão 10

O regionalismo: a situação do homem do campo é apresentada sem a idealização característica do
Arcadismo e do Romantismo. A denúncia social: as obras denunciam a realidade brasileira, destacando
aspectos como a desigualdade social, a exploração, entre outros. As personagens: entram em cena o
sertanejo, o caipira, os funcionários públicos, os moradores do subúrbio e da periferia. Os cenários: em
foco o interior paulista, lugar das narrativas de Monteiro Lobato, o subúrbio carioca, onde circulam as
personagens de Lima Barreto, o sertão nordestino, de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Os temas: os fatos
políticos, a economia, a cultura do povo, os movimentos populares. A obra Triste Fim de Policarpo
Quaresma, de Lima Barreto, por exemplo, tematiza o governo de Floriano Peixoto. A obra Os Sertões, de
Euclides da Cunha, relata a Guerra de Canudos.

Esses são alguns comentários referentes ao:

  • A)Simbolismo.
  • B)Barroco.
  • C)Pré-modernismo.
  • D)Realismo.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado descreve características literárias que marcaram um período de transição entre as correntes estéticas do século XIX e as vanguardas modernistas do início do século XX no Brasil. Esses elementos apontam para uma abordagem mais crítica e menos idealizada da realidade nacional, distanciando-se tanto do Romantismo quanto do Arcadismo, que tendiam a romantizar a vida rural e as figuras do campo.

A denúncia social, presente nas obras mencionadas, como Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Os Sertões, de Euclides da Cunha, revela uma preocupação em retratar as mazelas do país, como a desigualdade, a exploração e os conflitos políticos. Esses temas são explorados por meio de personagens marginalizados, como o sertanejo, o caipira e os moradores de periferias, figuras que ganham destaque em narrativas ambientadas no interior paulista, no subúrbio carioca ou no sertão nordestino.

Essas características estão associadas ao Pré-Modernismo, movimento que antecedeu a Semana de Arte Moderna de 1922 e que se destacou por sua crítica social e pela representação realista das diferentes regiões do Brasil. Portanto, a alternativa correta é a C) Pré-modernismo, pois o texto sintetiza os traços fundamentais dessa fase literária, que preparou o terreno para as inovações estéticas e temáticas do Modernismo.

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