”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano” Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta ( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo. ( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente. ( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso. ( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII. ( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.
”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano”
Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.
( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente.
( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.
( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.
( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.
- A)V – V – V – V – F
- B)V – F – V – F – V
- C)F – F – V – V – F
- D)F – V – F – V – F
- E)F – F – F – F – V
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica, assim como as principais academias, reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano.
A análise das afirmativas, com a indicação de verdadeiro (V) ou falso (F), é a seguinte:
(F) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.
(V) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de "Boca do Inferno", pela sátira irreverente.
(F) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.
(V) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.
(F) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, o padre Antônio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil, e, segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.
O gabarito correto é D) F – V – F – V – F.
Deixe um comentário