O Barroco se configura como um movimento literário marcado, entre outros, pelas ideias difundidas especialmente pela Contra Reforma. Assim, percebe-se uma forte presença da temática religiosa em diversos textos produzidos nesse período no Brasil, entre os quais se destacam os poemas lírico-religiosos de Gregório de Matos. A partir da leitura do poema abaixo, assinale a opção correta. Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade;verdade é, meu Senhor, que hei delinquido,delinquido vos tenho, e ofendido;ofendido vos tem minha maldade.Maldade encaminhada a uma vaidade;vaidade, que de todo me há vencido;vencido quero ver-me, e arrependido;arrependido em tanta enormidade.Arrependido estou de coração;de coração vós busco, dai-me abraços;abraços que mereçam vossa Luz.Luz, que clara me mostre a Salvação,a Salvação que pretendo com tais braços:Piedade, meu Senhor, Jesus, Jesus.MATOS, Gregório de. In: HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Antologia dos poetas brasileirosda fase colonial. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 57-58.
O Barroco se configura como um movimento literário marcado, entre outros, pelas ideias difundidas especialmente pela Contra Reforma. Assim, percebe-se uma forte presença da temática religiosa em diversos textos produzidos nesse período no Brasil, entre os quais se destacam os poemas lírico-religiosos de Gregório de Matos. A partir da leitura do poema abaixo, assinale a opção correta.
Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade;
verdade é, meu Senhor, que hei delinquido,
delinquido vos tenho, e ofendido;
ofendido vos tem minha maldade.
Maldade encaminhada a uma vaidade;
vaidade, que de todo me há vencido;
vencido quero ver-me, e arrependido;
arrependido em tanta enormidade.
Arrependido estou de coração;
de coração vós busco, dai-me abraços;
abraços que mereçam vossa Luz.
Luz, que clara me mostre a Salvação,
a Salvação que pretendo com tais braços:
Piedade, meu Senhor, Jesus, Jesus.
MATOS, Gregório de. In: HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Antologia dos poetas brasileiros
da fase colonial. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 57-58.
- A)No soneto, o sujeito poético assume uma postura satírica, criticando os desmandos da Igreja Católica do seu tempo.
- B)O sujeito poético, em tom de súplica, dirige-se a Jesus Cristo, para pedir perdão pelos pecados cometidos.
- C)O texto de temática religiosa é um típico sermão, em que o sujeito poético implora o perdão divino.
- D)O perdão é pedido a Jesus, de modo muito irreverente pelo sujeito poético que não se caracteriza como aquele que crê e que deseja indulgência.
- E)O poeta Gregório de Matos ficou conhecido como “Boca do inferno”, por poemas como esse, em que o sujeito poético pede perdão a Deus por temer o inferno.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O Barroco no Brasil, especialmente na obra de Gregório de Matos, reflete uma profunda tensão entre o humano e o divino, marcada pelo conflito entre pecado e redenção. O poema em análise exemplifica essa dualidade, apresentando um sujeito lírico que, em tom confessional e suplicante, busca o perdão de Deus por suas falhas morais.
A estrutura do soneto reforça seu conteúdo temático: a repetição em anáfora ("verdade", "delinquido", "ofendido", "maldade") cria um efeito de espiral retórica, como se o poeta estivesse envolvido em um exame de consciência progressivo. Essa técnica, típica do Barroco, demonstra a influência dos exercícios espirituais inacianos, que pregavam a autoanálise metódica como caminho para a contrição perfeita.
A opção B) se consolida como correta porque capta a essência do texto: não há ironia ou crítica social (como sugeriria A), mas sim uma devoção autêntica. O vocabulário empregado ("arrependido", "coração", "abraços", "piedade") constrói uma relação íntima com o divino, distante da irreverência proposta em D) ou do pragmatismo do temor ao inferno mencionado em E).
Embora Gregório de Matos seja conhecido por sua sátira mordaz, este poema pertence à sua produção lírico-religiosa, onde prevalece o paradoxo barroco entre a consciência da fragilidade humana e a busca da graça divina - representado na antítese entre "maldade" e "Luz" que estrutura o poema.
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