Continua após a publicidade..
O texto NÃO exemplifica corretamente o estilo de época em:
O texto NÃO exemplifica corretamente o estilo de época em:
- A)“Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza, e imprime em toda a flor sua pisada.” (BARROCO)
- B)“Se se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse!” (ROMANTISMO)
- C)“Alguns anos vivi em Itabira Principalmente nasci em Itabira Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói.” (MODERNISMO)
- D)“Quem deixa o trato pastoril amado, Pela ingrata, civil correspondência1 , Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado.” (ARCADISMO) (1) cidade
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto NÃO exemplifica corretamente o estilo de época em:
- A) "Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza, e imprime em toda a flor sua pisada." (BARROCO)
- B) "Se se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse!" (ROMANTISMO)
- C) "Alguns anos vivi em Itabira Principalmente nasci em Itabira Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói." (MODERNISMO)
- D) "Quem deixa o trato pastoril amado, Pela ingrata, civil correspondência1, Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado." (ARCADISMO)
O gabarito correto é B), pois o trecho apresentado não condiz plenamente com as características do Romantismo, que se destaca pelo sentimentalismo exaltado, subjetivismo e idealização. O texto em questão apresenta um tom mais reflexivo e moralizante, aproximando-se mais de outras escolas literárias.
Deixe um comentário