Associe as colunas 1 e 2 abaixo: Coluna 1 Escola Literária 1. Barroco 2. Arcadismo 3. Romantismo 4. Modernismo Coluna 2 Característica ( ) A linguagem quanto ao conteúdo enfatiza o bucolismo, o Carpe Diem e o Fugere urbem. ( ) Há uma idealização, com extrema valorização da subjetividade. A linguagem faz uso de descrições minuciosas, com constantes comparações e ampla metaforização. ( ) Figuras de linguagem que melhor definem o estado de alma do homem é a antítese e o paradoxo. ( ) Surgem os poetas condoreiros que defendem a justiça social e a liberdade. ( ) Fragmentação e flashes cinematográficos. Ironia, humor, piada e paródia com temas extraídos do cotidiano. ( ) O homem sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração de valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material. ( ) Vocabulário e sintaxe mais simples, irregularidade estrófica e gosto por métricas populares. ( ) Quebra de valores artísticos e tradicionais e busca de técnicas e meios de expressão capazes de traduzir a nova realidade. A ordem é: “Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis”; “Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais”. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Associe as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Escola Literária
1. Barroco
2. Arcadismo
3. Romantismo
4. Modernismo
Coluna 2 Característica
( ) A linguagem quanto ao conteúdo enfatiza o
bucolismo, o Carpe Diem e o Fugere urbem.
( ) Há uma idealização, com extrema valorização
da subjetividade. A linguagem faz uso de
descrições minuciosas, com constantes comparações e ampla metaforização.
( ) Figuras de linguagem que melhor definem
o estado de alma do homem é a antítese e o
paradoxo.
( ) Surgem os poetas condoreiros que defendem
a justiça social e a liberdade.
( ) Fragmentação e flashes cinematográficos.
Ironia, humor, piada e paródia com temas
extraídos do cotidiano.
( ) O homem sente-se dilacerado e angustiado
diante da alteração de valores, dividindo-se
entre o mundo espiritual e o mundo material.
( ) Vocabulário e sintaxe mais simples, irregularidade estrófica e gosto por métricas populares.
( ) Quebra de valores artísticos e tradicionais e
busca de técnicas e meios de expressão capazes
de traduzir a nova realidade. A ordem é: “Todos
os ritmos sobretudo os inumeráveis”; “Todas as
palavras sobretudo os barbarismos universais”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
- A)1 • 3 • 2 • 3 • 2 • 2 • 4 • 3
- B)2 • 3 • 1 • 3 • 4 • 1 • 3 • 4
- C)3 • 2 • 1 • 4 • 1 • 3 • 2 • 4
- D)3 • 3 • 4 • 4 • 2 • 2 • 1 • 1
- E)4 • 3 • 3 • 2 • 1 • 1 • 2 • 2
Resposta:
A alternativa correta é B)
A associação correta entre as escolas literárias da Coluna 1 e suas respectivas características da Coluna 2 é apresentada na alternativa B) 2 • 3 • 1 • 3 • 4 • 1 • 3 • 4. Essa sequência estabelece as seguintes correspondências:
1. Barroco (1): Relaciona-se com características como o uso de antítese e paradoxo para expressar o conflito espiritual do homem, além da sensação de dilaceração entre o material e o espiritual.
2. Arcadismo (2): Identifica-se pelo bucolismo, a exaltação do Carpe Diem e do Fugere urbem, além de uma linguagem mais simples e métricas populares.
3. Romantismo (3): Marcado pela idealização, subjetividade intensa e descrições minuciosas, além da presença dos poetas condoreiros, que abordam temas sociais e de liberdade.
4. Modernismo (4): Caracteriza-se pela fragmentação, uso de ironia e humor, quebra de tradições artísticas e busca por novas formas de expressão, como indicado nos manifestos modernistas.
Portanto, a alternativa B é a que melhor organiza essas relações, seguindo a ordem das características apresentadas na Coluna 2.
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