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Pelas características descritas no texto abaixo de Abdala Junior, o poema “A Carolina”, abaixo transcrito, deve ser atribuído a que poeta e a que movimento literário? A CarolinaQuerida, ao pé do leito derradeiroEm que descansas dessa longa vida,Aqui venho e virei, pobre querida,Trazer-te o coração do companheiro.Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiroQue, a despeito de toda a humana lida,Fez a nossa existência apetecidaE num recanto pôs um mundo inteiro.Trago-te flores, – restos arrancadosDa terra que nos viu passar unidosE ora mortos nos deixa e separados.Que eu, se tenho nos olhos malferidosPensamentos de vida formulados,São pensamentos idos e vividos.(Dedicatória de Relíquias da casa velha).“Quem inicia o estudo da poética brasileira das últimas décadas do século XIX vê-se diante da pretensa ‘impassibilidade’ do Parnasianismo. Para o registro da realidade, o poeta não poderia ser subjetivo, evidenciando seus sentimentos. Ele deveria limitar- se a descrever situações “neutramente”, sem se envolver com elas. Essa pretensa “impassibilidade”, entretanto, não existiu. Nem seria possível, pois o poeta só pode construir o poema selecionando situações, palavras imagens, a partir de sua própria perspectiva. A subjetividade é inerente às ações humanas. […] As transformações técnicas e os movimentos sociais do século XIX não poderiam conformar-se ao exaurido sentimentalismo ultrarromântico. Castro Alves e outros românticos deram os primeiros passos na direção da objetividade, trajetória a ser continuada pelos poetas […] que defendiam uma poesia ‘científica’, que associasse o lirismo do poeta ao realismo da representação objetiva”. (Benjamim Abdla Junior – Luz realista, forma parnasiana, estética decadentista adaptação).

Pelas características descritas no texto abaixo de Abdala Junior, o poema “A Carolina”, abaixo transcrito, deve ser atribuído a que poeta e a que movimento literário?

A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro

Em que descansas dessa longa vida,

Aqui venho e virei, pobre querida,

Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro

Que, a despeito de toda a humana lida,

Fez a nossa existência apetecida

E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, – restos arrancados

Da terra que nos viu passar unidos

E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos

Pensamentos de vida formulados,

São pensamentos idos e vividos.

(Dedicatória de Relíquias da casa velha).

“Quem inicia o estudo da poética brasileira das últimas décadas do século XIX vê-se diante da pretensa ‘impassibilidade’ do Parnasianismo. Para o registro da realidade, o poeta não poderia ser subjetivo, evidenciando seus sentimentos. Ele deveria limitar- se a descrever situações “neutramente”, sem se envolver com elas. Essa pretensa “impassibilidade”, entretanto, não existiu. Nem seria possível, pois o poeta só pode construir o poema selecionando situações, palavras imagens, a partir de sua própria perspectiva. A subjetividade é inerente às ações humanas. […] As transformações técnicas e os movimentos sociais do século XIX não poderiam conformar-se ao exaurido sentimentalismo ultrarromântico. Castro Alves e outros românticos deram os primeiros passos na direção da objetividade, trajetória a ser continuada pelos poetas […] que defendiam uma poesia ‘científica’, que associasse o lirismo do poeta ao realismo da representação objetiva”. (Benjamim Abdla Junior – Luz realista, forma parnasiana, estética decadentista adaptação).

Resposta:

A alternativa correta é D)

O poema "A Carolina", transcrito acima, deve ser atribuído ao poeta Machado de Assis e ao movimento literário do Realismo, conforme as características descritas no texto de Benjamim Abdala Junior.

O texto de Abdala Junior destaca a transição entre o Romantismo e o Parnasianismo, apontando que a pretensa "impassibilidade" parnasiana não eliminou a subjetividade do poeta. Ele menciona ainda que Castro Alves e outros românticos iniciaram um movimento em direção à objetividade, que seria continuado por poetas que buscavam associar o lirismo a uma representação mais realista.

O poema em questão, uma dedicatória de "Relíquias da Casa Velha", apresenta características que o afastam tanto do ultrarromantismo quanto do Parnasianismo puro. A expressão de sentimentos pessoais e a linguagem sóbria, porém carregada de emoção, são marcas do estilo maduro de Machado de Assis, que transitou entre o Romantismo e o Realismo.

Embora o poema mantenha elementos líricos, sua abordagem direta e contida da dor da perda, sem os excessos sentimentais do Romantismo, o aproxima mais do Realismo. Machado de Assis, conhecido principalmente por sua prosa realista, também cultivou uma poesia que reflete essa transição estética, como demonstra "A Carolina".

Portanto, a alternativa correta é a D) Machado de Assis - Realismo, pois o poema exemplifica a maturidade literária do autor, que soube conciliar a expressão emocional com a contenção formal característica do Realismo.

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