No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o item seguinte.Nesse período da literatura nacional, produziram-se romances em que se destacavam peculiaridades culturais e sociais do índio e dos habitantes do sertão, a exemplo das obras Ubirajara, de José de Alencar, e O Cabeleira, de Franklin Távora, respectivamente.
No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o item seguinte.
Nesse período da literatura nacional, produziram-se romances em que se destacavam peculiaridades culturais e sociais do índio e dos habitantes do sertão, a exemplo das obras Ubirajara, de José de Alencar, e O Cabeleira, de Franklin Távora, respectivamente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, o item apresentado está correto. Durante esse período da literatura nacional, autores como José de Alencar e Franklin Távora produziram obras que destacavam as peculiaridades culturais e sociais desses grupos, contribuindo para a construção de uma identidade nacional.
José de Alencar, em Ubirajara, retrata o índio como um herói idealizado, inserido em uma narrativa que exalta suas tradições e valores. Já Franklin Távora, em O Cabeleira, aborda a vida no sertão, apresentando personagens e cenários marcados pela realidade social da região. Essas obras são exemplos significativos da tendência romântica de valorizar elementos nacionais.
Portanto, a afirmação de que o Romantismo brasileiro produziu romances que destacavam as peculiaridades do índio e do sertanejo está correta, conforme demonstrado pelas obras mencionadas.
Deixe um comentário