Relacione as obras abaixo às respectivas escolas literárias e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) CASA DE PENSÃO O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando a ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com o seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera às vezes de castiçal. Num dos cantos amontoava-se roupa suja; em outro repousava uma máquina de fazer café, ao lado de uma garrafa de espírito de vinho. Nas cabeceiras das três camas e ao comprido das paredes, sobre jornais velhos e desbotados, dependuravam-se calças e fraques de casimira: em uma das ombreiras da janela havia umas lunetas de ouro, cuidadosamente suspensas de um prego. Por aqui e por ali pontas esmagadas de cigarro e cuspilhadas ressequidas. No meio do soalho, com o gargalo decepado, luzia uma garrafa.( ) MEU ANJO Meu anjo tem o encanto, a maravilha Da espontânea canção dos passarinhos; Tem os seios tão alvos, tão macios Como o pelo sedoso dos arminhos….( ) BEBA COCA COLAbeba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola c l o a c a1 – Romantismo 2 – Naturalismo 3 – Concretismo
Relacione as obras abaixo às respectivas escolas literárias
e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) CASA DE PENSÃO
O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia
má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando
a ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta
de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia
de contusões e comida de ferrugem. Uma banquinha, encostada à
parede, dizia com o seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera
aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas
últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas
bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera às vezes
de castiçal. Num dos cantos amontoava-se roupa suja; em outro repousava
uma máquina de fazer café, ao lado de uma garrafa de espírito de vinho. Nas cabeceiras das três camas e ao comprido das paredes,
sobre jornais velhos e desbotados, dependuravam-se calças e
fraques de casimira: em uma das ombreiras da janela havia umas
lunetas de ouro, cuidadosamente suspensas de um prego. Por aqui e
por ali pontas esmagadas de cigarro e cuspilhadas ressequidas. No
meio do soalho, com o gargalo decepado, luzia uma garrafa.
( ) MEU ANJO
Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos;
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.
…
( ) BEBA COCA COLA
beba coca cola
babe cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola
c l o a c a
1 – Romantismo
2 – Naturalismo
3 – Concretismo
- A)2, 3, 1
- B)1, 2, 3
- C)3, 1, 2
- D)2, 1, 3
- E)3, 2, 1
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresenta três obras distintas, cada uma representando uma escola literária específica. A análise abaixo relaciona os trechos fornecidos às suas respectivas correntes artísticas, culminando na resposta correta.
1. "Casa de Pensão": O trecho descreve um ambiente degradado, com detalhes realistas e cruéis sobre a miséria e o desleixo. Essa abordagem, focada na objetividade e na influência do meio sobre os personagens, é característica do Naturalismo (2), escola que busca retratar a realidade de forma científica e determinista.
2. "Meu Anjo": Os versos destacam a idealização da figura amada, com linguagem emotiva e imagens líricas, como "o encanto da espontânea canção dos passarinhos". Esses elementos são típicos do Romantismo (1), movimento marcado pelo subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da beleza.
3. "Beba Coca Cola": O poema fragmentado, com jogos visuais e sonoros, além da desconstrução da linguagem, reflete o Concretismo (3). Essa vanguarda prioriza a forma e a estrutura do texto, explorando a palavra como objeto gráfico e fonético.
A sequência correta, portanto, é 2 (Naturalismo), 1 (Romantismo), 3 (Concretismo), correspondente à alternativa D).
Deixe um comentário