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Leia o capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para responder às questões de números 71 a 74.O cimo da montanhaQuem escapa a um perigo ama a vida com outra intensidade. Entrei a amar Virgília com muito mais ardor, depois que estive a pique de a perder, e a mesma coisa lhe aconteceu a ela. Assim, a presidência não fez mais do que avivar a afeição primitiva; foi a droga com que tornamos mais saboroso o nosso amor, e mais prezado também. Nos primeiros dias, depois daquele incidente, folgávamos de imaginar a dor da separação, se houvesse separação, a tristeza de um e de outro, à proporção que o mar, como uma toalha elástica, se fosse dilatando entre nós; e, semelhantes às crianças, que se achegam ao regaço das mães, para fugir a uma simples careta, fugíamos do suposto perigo, apertando-nos com abraços.— Minha boa Virgília! — Meu amor! — Tu és minha, não? — Tua, tua…    E assim reatamos o fio da aventura, como a sultana Scheherazade* o dos seus contos. Esse foi, cuido eu, o ponto máximo do nosso amor, o cimo da montanha, donde por algum tempo divisamos os vales de leste e de oeste, e por cima de nós o céu tranquilo e azul. Repousado esse tempo, começamos a descer a encosta, com as mãos presas ou soltas, mas a descer, a descer…*personagem principal das Mil e uma noites, em que é a narradora que conta ao sultão as histórias que vão adiando a sentença de morte dela.(1998, p. 128-129) Nesse capítulo, destaca-se uma característica marcante do romance realista de Machado de Assis, que é

Leia o capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de
Machado de Assis, para responder às questões de números
71 a 74.

O cimo da montanha


Quem escapa a um perigo ama a vida com outra intensidade.
Entrei a amar Virgília com muito mais ardor, depois que
estive a pique de a perder, e a mesma coisa lhe aconteceu a
ela. Assim, a presidência não fez mais do que avivar a afeição
primitiva; foi a droga com que tornamos mais saboroso o nosso
amor, e mais prezado também. Nos primeiros dias, depois daquele
incidente, folgávamos de imaginar a dor da separação,
se houvesse separação, a tristeza de um e de outro, à proporção que o mar, como uma toalha elástica, se fosse dilatando
entre nós; e, semelhantes às crianças, que se achegam ao
regaço das mães, para fugir a uma simples careta, fugíamos
do suposto perigo, apertando-nos com abraços.

— Minha boa Virgília!
— Meu amor!
— Tu és minha, não?
— Tua, tua…

    E assim reatamos o fio da aventura, como a sultana
Scheherazade* o dos seus contos. Esse foi, cuido eu, o ponto
máximo do nosso amor, o cimo da montanha, donde por algum
tempo divisamos os vales de leste e de oeste, e por cima de
nós o céu tranquilo e azul. Repousado esse tempo, começamos
a descer a encosta, com as mãos presas ou soltas, mas
a descer, a descer…

*personagem principal das Mil e uma noites, em que é a narradora que
conta ao sultão as histórias que vão adiando a sentença de morte dela.

(1998, p. 128-129)

Nesse capítulo, destaca-se uma característica marcante
do romance realista de Machado de Assis, que é

Resposta:

A alternativa correta é D)

No capítulo O cimo da montanha, de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis explora uma característica fundamental do romance realista: a análise profunda das motivações psicológicas que orientam as ações humanas. O trecho em questão revela a complexidade emocional de Brás Cubas e Virgília, cujo amor se intensifica após a ameaça de separação, demonstrando como o perigo e o medo da perda podem reavivar sentimentos.

A narrativa machadiana não se limita a descrever eventos externos, mas mergulha na interioridade das personagens, expondo seus conflitos, desejos e contradições. A metáfora do "cimo da montanha" ilustra o ápice da paixão, seguido pelo inevitável declínio, um movimento que reflete a natureza transitória e volúvel dos sentimentos humanos. Essa abordagem psicológica, típica do realismo de Machado, distancia-se de elementos como suspense acelerado (A), discurso impessoal (B), tom de denúncia social (C) ou descrições da natureza (E).

Assim, a alternativa correta é D) a reflexão a respeito das motivações psicológicas das atitudes humanas, pois o trecho evidencia a maestria de Machado em dissectar a alma humana, revelando suas nuances e ambiguidades.

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