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      Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rochonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.                                       Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.Embora de fato pertençam ao Romantismo, as Memórias de um sargento de milícias não apresentam as características mais típicas e notórias desse movimento. No entanto, analisando-se o trecho aqui reproduzido, verifica-se que nele se apresenta claramente o seguinte traço do Romantismo:

      Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo
algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do
negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por
proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos
empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos
remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o
quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de
Lisboa, saloia rochonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe
justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado,
e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando
a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que
passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão
assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria,
como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada
do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo
beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração
em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de
namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de
pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um
pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes
tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos
anos.

                                      Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.

Embora de fato pertençam ao Romantismo, as Memórias
de um sargento de milícias
não apresentam as
características mais típicas e notórias desse movimento.
No entanto, analisando-se o trecho aqui reproduzido,
verifica-se que nele se apresenta claramente o seguinte
traço do Romantismo:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, ilustra uma característica marcante do Romantismo que se distancia dos elementos mais convencionais do movimento. Enquanto o Romantismo brasileiro frequentemente se voltava para o nacionalismo, o sentimentalismo exaltado e a idealização do amor e da natureza, a obra de Almeida apresenta uma abordagem distinta, centrada na representação realista e despretensiosa da vida popular.

No excerto, a narrativa descreve o encontro casual entre Leonardo, um alfaiate lisboeta, e Maria da Hortaliça, uma quitandeira. A cena é simples, cotidiana e até mesmo prosaica, sem qualquer traço de grandiosidade ou exotismo. O flerte entre os dois personagens se dá por meio de gestos banais — uma pisadela e um beliscão —, revelando um comportamento típico das camadas populares da época. A linguagem é direta, sem juízos morais ou idealizações, o que reforça a temática da vida comum.

Essa abordagem justifica a alternativa D como correta, pois o texto tematiza de maneira franca e aberta o universo popular, sem recorrer a aventuras extraordinárias (A), julgamentos éticos (B), erotismo chocante (C) ou fuga da realidade (E). Almeida retrata o cotidiano com humor e naturalidade, antecipando elementos que mais tarde seriam explorados pelo Realismo.

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