Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 1
assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro,
por causa de um lenço, – um simples lenço! – e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes,
pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a
acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia
deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas.
Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e
turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava
a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não
queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras
ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam
fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e
vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava
a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia
morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu
entre aplausos frenéticos do público.
- A)modernista, uma vez que se apresenta um fato prosaico e sem relevância do cotidiano humano como objeto de reflexão literária.
- B)árcade, uma vez que coloca a contenção dos sentimentos como forma de fazer o homem voltar-se a si mesmo e evitar grandes desgraças.
- C)romântica, uma vez que apresenta uma visão idealizada do amor, ainda que não realizado conforme os desejos do narrador.
- D)realista, uma vez que se expõe uma visão próxima de uma realidade vivida, afetada pelo estado psicológico do narrador.
- E)barroca, uma vez que as contradições do homem, dividido entre a vida espiritual e a carnal, são levadas às últimas consequências.
A alternativa correta é D)
O texto em questão, extraído de Dom Casmurro de Machado de Assis, apresenta características marcantes da narrativa realista, conforme indicado na alternativa D. O trecho revela uma análise introspectiva e crítica do narrador, que observa a peça Otelo enquanto reflete sobre as emoções humanas e suas próprias inquietações. A abordagem realista se evidencia na maneira como o narrador expõe sua visão da realidade, permeada por seu estado psicológico e por uma análise racional dos acontecimentos.
Machado de Assis, um dos principais expoentes do Realismo no Brasil, utiliza a ironia e a profundidade psicológica para desconstruir idealizações românticas. No trecho, o narrador compara o ciúme de Otelo, desencadeado por um simples lenço, com as relações de seu tempo, sugerindo uma degradação dos valores e uma visão mais crua da natureza humana. Essa perspectiva crítica e desmistificadora é típica do Realismo, que busca retratar a realidade de forma objetiva, muitas vezes destacando as contradições e fraquezas humanas.
Além disso, o narrador não idealiza o amor ou os sentimentos, como seria comum no Romantismo, mas os analisa com distanciamento e ceticismo. Suas reflexões sobre as mulheres no teatro e suas possíveis histórias amorosas reforçam essa visão realista, que busca compreender o comportamento humano em sua complexidade e ambiguidade. A ausência de um final idealizado e a menção à morte de Desdêmona, recebida com aplausos, também reforçam a crítica à sociedade e à natureza humana, elementos centrais da literatura realista.
Portanto, a alternativa D é a correta, pois o texto exemplifica a narrativa realista ao apresentar uma visão próxima da realidade, influenciada pelo estado psicológico do narrador e pela análise crítica das relações humanas.
Questão 2
Se, na Europa, este movimento é um protesto cultural, se
o “mal do século”, a saudade do paraíso perdido são as consequências da industrialização e da ascensão da burguesia;
no Brasil, onde a sociedade do Império compreende apenas
grandes proprietários escravocratas e uma burguesia nascente, o movimento, produto de importação, corresponde a
uma afirmação nacionalista.
(Paul Teyssier. Dicionário de literatura brasileira, 2003. Adaptado.)
O movimento a que o texto se refere é o
- A)Simbolismo.
- B)Realismo.
- C)Arcadismo.
- D)Romantismo.
- E)Modernismo.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado discute as particularidades do movimento romântico no contexto brasileiro, contrastando-o com suas manifestações europeias. Enquanto na Europa o Romantismo surge como uma reação à industrialização e à ascensão da burguesia, expressando o "mal do século" e a nostalgia por um paraíso perdido, no Brasil ele assume um caráter distinto. Em nossa realidade imperial, marcada por uma sociedade escravocrata e uma burguesia incipiente, o Romantismo se configura como um movimento de afirmação nacionalista, ainda que tenha chegado ao país como um "produto de importação".
Essa análise nos permite compreender porque o gabarito correto é a alternativa D) Romantismo. O texto faz referência clara às características fundamentais desse movimento literário em solo brasileiro: seu nacionalismo, sua relação com a formação da identidade nacional e seu caráter adaptado às especificidades de nossa formação social no período imperial.
As demais alternativas podem ser descartadas porque: o Simbolismo (A) surgiria posteriormente como reação ao Realismo; o Realismo (B) representaria justamente uma superação do Romantismo; o Arcadismo (C) pertence ao período colonial; e o Modernismo (E) só emergiria no século XX. Portanto, o Romantismo (D) é de fato o movimento em questão no texto.
Questão 3
Assinale o que for correto sobre estilos de época na
literatura.
árcade a tentar alcançá-lo por meio da poesia. Nesse
sentido, o Arcadismo consiste na única estética
literária do século XVIII que associa o engajamento
social a questões ligadas ao misticismo e ao
espiritualismo. Nestes versos de Cruz e Souza, pode-se constatar essa tendência: “Espiritualizai nos Astros
louros,/ do sol entre os clarões imorredouros/ toda
essa dor que na minh’alma clama …”
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Assinale o que for correto sobre estilos de época na literatura.
A afirmação apresentada contém imprecisões sobre o Arcadismo e a citação de Cruz e Souza. O Arcadismo, movimento literário do século XVIII, caracteriza-se pela busca de uma vida simples e harmoniosa, inspirada na natureza e na antiguidade clássica, mas não está diretamente associado ao engajamento social, ao misticismo ou ao espiritualismo. Esses elementos são mais marcantes em outras correntes, como o Romantismo ou o Simbolismo.
Além disso, os versos citados pertencem a Cruz e Souza, poeta simbolista do século XIX, cuja obra é marcada por um profundo espiritualismo e misticismo, características alheias ao Arcadismo. Portanto, a associação proposta entre o Arcadismo e os versos de Cruz e Souza é incorreta.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 4
árcades da segunda metade do século XVIII no Brasil.
A sua obra encerra a poesia, um Tratado de Direito
Natural e a sátira política. Dentre as obras assinaladas
abaixo, quais foram frutos do seu talento literário?
- A)Marília de Dirceu e Glaura.
- B)Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
- C)Cartas Chilenas e o Uraguai.
- D)Marília de Dirceu e o Caramuru.
- E)Uraguai e o Caramuru.
A alternativa correta é B)
Tomás Antônio Gonzaga foi um dos principais expoentes do Arcadismo brasileiro, destacando-se tanto pela sua produção lírica quanto pela crítica política. Sua obra mais conhecida, Marília de Dirceu, é um marco da poesia árcade, celebrando o amor pastoral e a figura idealizada da amada, Marília. Além disso, Gonzaga também é autor das Cartas Chilenas, uma série de poemas satíricos que criticam o governo colonial de forma anônima, usando pseudônimos e alegorias para escapar da censura.
As alternativas apresentadas na questão incluem outras obras importantes da literatura brasileira, mas que não são de autoria de Gonzaga. O Uraguai, por exemplo, foi escrito por Basílio da Gama, enquanto Caramuru é de Santa Rita Durão. Já Glaura, mencionada na opção A, não é uma obra de Gonzaga, mas sim de Silva Alvarenga. Portanto, a resposta correta é a alternativa B), que reúne as duas principais obras do autor: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
Questão 5
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
literário conhecido como:
- A)Barroco.
- B)Arcadismo.
- C)Romantismo.
- D)Parnasianismo.
- E)Simbolismo.
A alternativa correta é D)
O texto descreve um movimento literário que se destaca pela busca da perfeição formal e pelo culto à beleza estética, rejeitando qualquer função utilitária da arte. Essa corrente, conhecida como Parnasianismo, emergiu na segunda metade do século XIX como uma resposta ao subjetivismo romântico e ao realismo científico. Enquanto o Realismo e o Naturalismo buscavam retratar a realidade de forma objetiva e crítica, o Parnasianismo defendia o princípio da "arte pela arte", priorizando a forma sobre o conteúdo.
Os parnasianos valorizavam a precisão métrica, o vocabulário refinado e temas elevados, muitas vezes inspirados na mitologia clássica ou em cenários exóticos. Essa obsessão pela perfeição técnica os distanciava tanto do sentimentalismo romântico quanto do engajamento social realista. A escolha da alternativa D) como resposta correta justifica-se plenamente, já que o Parnasianismo é o único movimento listado que se alinha integralmente com as características descritas no texto.
Embora o Simbolismo (alternativa E) tenha surgido no mesmo período histórico, ele se opunha ao Parnasianismo ao privilegiar o sugestivo sobre o concreto, o subjetivo sobre o formal. Já as demais opções - Barroco, Arcadismo e Romantismo - pertencem a contextos históricos e estéticos distintos, não correspondendo à descrição fornecida.
Questão 6
nenhum foi tão cultivado como Tomás Antônio
Gonzaga (1744-1810?). Lido por todas as gerações
literárias dos séculos XIX e XX, Gonzaga e a sua obra
ficaram marcados pelo nome de uma mulher: símbolo
de um amor idílico e de uma musa inspiradora. Dentre
os nomes elencados abaixo, qual assinala o nome
dessa mulher, musa dos seus versos?
- A)Iracema.
- B)Capitu.
- C)Marília
- D)Dona Flor.
- E)Gabriela.
A alternativa correta é C)
Tomás Antônio Gonzaga, um dos mais destacados poetas do Arcadismo brasileiro, consolidou sua obra literária sob a influência de uma figura feminina que se tornou símbolo de seu amor idealizado e musa inspiradora. Essa personagem, imortalizada em seus versos, é Marília, nome que representa não apenas uma amada, mas também a própria essência lírica e pastoral característica do movimento árcade.
A escolha da alternativa correta, C) Marília, reflete a centralidade dessa figura na obra de Gonzaga, especialmente em "Marília de Dirceu", onde o poeta expressa seu afeto e devoção. As demais opções, como Iracema, Capitu, Dona Flor e Gabriela, pertencem a outras obras e autores da literatura brasileira, distanciando-se do contexto árcade e da produção poética de Gonzaga.
Portanto, Marília não apenas identifica a musa dos versos de Gonzaga, mas também sintetiza o ideal de amor pastoral e a simplicidade rústica que marcaram o Arcadismo no Brasil, tornando-se um marco na história da nossa poesia.
Questão 7
literária que predominou ao longo de toda a segunda
metade do século XVIII, mas também um dos pontos
mais altos da literatura em língua portuguesa. Sobre a
estética árcade e a sua poética, é correto afirmar o que
segue.
nacionais.
poetas.
- A)1, 2, 3 e 4.
- B)1, 2 e 4.
- C)2, 3 e 5.
- D)1, 2 e 3.
- E)3, 4 e 5.
A alternativa correta é D)
O Arcadismo no Brasil representou um período significativo na literatura portuguesa, marcado por uma estética que buscava retomar os ideais clássicos de simplicidade, harmonia e conexão com a natureza. Esse movimento literário, que floresceu na segunda metade do século XVIII, contrastava com os excessos do Barroco, priorizando uma linguagem mais clara e temas ligados à vida campestre.
Entre as características fundamentais do Arcadismo, destacam-se:
- A busca pelo natural e pelo simples: Os poetas árcades rejeitavam a complexidade barroca, optando por uma expressão mais direta e despojada.
- A valorização de temas bucólicos: A vida no campo, os pastores e a tranquilidade da natureza eram motivos recorrentes, inspirados na tradição clássica.
- A preferência pelo claro e pelo regular: A métrica e a estrutura poética seguiam padrões equilibrados, evitando os exageros formais.
Embora o Arcadismo tenha exaltado elementos nacionais em alguns momentos, sua essência estava mais vinculada a uma visão universalista e pastoral. A vida urbana, por outro lado, não era o foco principal dos poetas árcades, que idealizavam o campo como espaço de pureza e inspiração.
Portanto, as afirmações corretas sobre a estética árcade são as de número 1, 2 e 3, correspondendo à alternativa D).
Questão 8
e Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga é um
dos nomes mais representativos do arcadismo
brasileiro. No entanto, além de poeta, Gonzaga
escreveu um conjunto de sátiras ao Governador de
Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Como se
chamam essas sátiras?
- A)As Minas de Prata.
- B)Cartas Chilena.
- C)Cartas sem arte.
- D)O Alienígena.
- E)Carta aos Brasileiros.
A alternativa correta é B)
Tomás Antônio Gonzaga, um dos expoentes do arcadismo brasileiro ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto, não se destacou apenas por sua produção lírica. Além de sua obra poética, Gonzaga também se dedicou à sátira política, direcionando suas críticas ao então Governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Essas sátiras, escritas em forma de cartas, ficaram conhecidas como Cartas Chilenas, título que faz referência ao pseudônimo "Critilo" usado pelo autor e ao suposto local de origem das cartas, o Chile. A obra, composta por treze cartas, critica duramente a administração corrupta e arbitrária do governador, utilizando um tom irônico e mordaz. A alternativa correta para a pergunta apresentada é, portanto, a letra B) Cartas Chilena.
Questão 9
regular de divulgação de notícias. Com o avanço das
tecnologias de transmissão de informação (rádio, televisão,
internet), o contexto de circulação das notícias foi
radicalmente alterado.
setembro de 2001, quando terroristas lançaram aviões
contra alvos americanos, matando milhares de pessoas, a
opinião pública acompanhou, pelas telas de computador e
televisão, os dramáticos acontecimentos.
a milhões de pessoas em todo o mundo à medida que os
fatos iam acontecendo.
depender do meio em que circulam as notícias, elas
assumem configurações diferentes. Uma notícia redigida
para ser postada em um portal da internet provavelmente
contará com menos informações do que a notícia
equivalente que será publicada na edição do jornal no dia
seguinte. Isso ocorre porque, com a necessidade de
informar os fatos no exato instante em que acontecem, os
portais da internet não têm como garantir o tempo
necessário para a apuração mais minuciosa dos detalhesdo fato noticiado.
nesses portais serem atualizadas ao longo do dia, para
acréscimo de detalhes e correção das informações iniciais
que se mostram inexatas. Os jornais impressos não
enfrentam essas dificuldades, porque dispõem de mais
tempo e podem, assim, trazer informações mais completas
e bem elaboradas.
Texto – interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna,
2007, p. 69. (Adaptado).
históricos de nossa trajetória política e social. É natural
que possamos juntar os dois itens, pois a produção
literária, como outras de caráter cultural, assume as
formas que predominam no contexto político-social em
que acontecem. Assim:
- A)ao período em que valiam os ideais da Independência, corresponde o projeto literário do Romantismo, quando símbolos de fato nacionais pudessem ser cantados em prosa e em verso.
- B)em sequência ao Arcadismo, teve lugar o Barroco, marcado pelos conflitos ideológicos que opunham o bem e o mal, o pecado e a virtude.
- C)o interesse pelas condições de vida da população indianista favoreceu o fortalecimento do Realismo, que, por sua vez, motivou a apresentação de uma natureza exuberante.
- D)o avanço das ciências, bem como a Revolução Industrial apressaram o surgimento de uma estética simbolista, quando tiveram lugar “os romances de costume.”
- E)a necessidade de novos parâmetros para interpretação da realidade, condicionou a opção por um olhar formal e alheio ao cotidiano do projeto literário do Modernismo.
A alternativa correta é A)
A evolução dos meios de comunicação e sua relação com a produção de notícias é um tema que reflete profundas transformações na sociedade. Durante séculos, os jornais impressos foram o principal veículo de informação, mas com o advento de novas tecnologias como rádio, televisão e internet, o modo como consumimos notícias mudou radicalmente. Um exemplo marcante dessa mudança foi o atentado de 11 de setembro de 2001, quando o mundo acompanhou os eventos em tempo real, algo impensável para os jornais impressos.
Essa transformação não se limita apenas à velocidade da informação, mas também à sua natureza. Notícias publicadas em portais da internet tendem a ser mais sucintas e menos apuradas do que suas versões impressas, devido à urgência em divulgar os fatos imediatamente. Com o tempo, essas notícias são atualizadas e corrigidas, um luxo que os jornais impressos não têm, mas que por outro lado lhes permite publicar informações mais completas e bem elaboradas.
Da mesma forma que os meios de comunicação evoluíram, a literatura também se transformou ao longo da história, refletindo os contextos políticos e sociais de cada época. O Romantismo, por exemplo, surgiu em sintonia com os ideais da Independência, celebrando símbolos nacionais em prosa e verso. Essa correlação entre produção cultural e contexto histórico nos mostra como a arte e a comunicação são profundamente influenciadas pelo momento em que são criadas.
Assim como os jornais impressos e digitais assumem formas diferentes dependendo de seu meio, os movimentos literários também se adaptam às necessidades e valores de seu tempo. Essa dinâmica revela a intrínseca relação entre cultura, tecnologia e sociedade, mostrando como cada época deixa sua marca na maneira como produzimos e consumimos informação e arte.
Questão 10
poesia árcade brasileira. A descrição de Marília por
Dirceu oscila de um verso para outro: ora seus cabelos
são pretos, ora são loiros. O mesmo ocorre com o
próprio Dirceu: ora ele encarna o pastor, ora o juiz.
Quem é o autor desse poema que, nada obstante ser
árcade, já sinaliza para o amor romântico?
- A)Cláudio Manuel da Costa.
- B)Castro Alves.
- C)Tomás Antônio Gonzaga.
- D)José de Alencar.
- E)Gregório de Matos.
A alternativa correta é C)
O poema que descreve os personagens Dirceu e Marília, com suas características mutáveis e a transição do estilo árcade para o romântico, é obra de Tomás Antônio Gonzaga. Um dos principais nomes do Arcadismo no Brasil, Gonzaga imortalizou essa relação poética em "Marília de Dirceu", onde o eu lírico oscila entre a figura do pastor e do juiz, enquanto exalta sua amada de formas contraditórias, ora morena, ora loira.
Essa ambiguidade não é acidental, mas revela a complexidade do sentimento amoroso que, mesmo dentro da convenção árcade, já aponta para a subjetividade e a paixão exacerbada do Romantismo. A escolha da alternativa C) como correta se justifica não apenas pelo contexto histórico-literário, mas pela própria construção dos personagens, típica da pena de Gonzaga.
Embora outros autores listados sejam importantes na literatura brasileira, como Cláudio Manuel da Costa (também árcade) ou Castro Alves (romântico), a fusão particular de elementos que a questão apresenta só pode ser atribuída a Tomás Antônio Gonzaga, cuja obra marca justamente essa transição entre escolas literárias.