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Leia o soneto de Cláudio Manuel da Costa para responder à  questão.                                     Se sou pobre pastor, se não governo                                Reinos, nações, províncias, mundo, e gentes;                                    Se em frio, calma, e chuvas inclementes                                      Passo o verão, outono, estio, inverno;                                        Nem por isso trocara o abrigo terno                                 Desta choça, em que vivo, coas enchentes                                     Dessa grande fortuna: assaz presentes                                   Tenho as paixões desse tormento eterno.                                        Adorar as traições, amar o engano,                                            Ouvir dos lastimosos o gemido,                                         Passar aflito o dia, o mês, e o ano;                                      Seja embora prazer; que a meu ouvido                                          Soa melhor a voz do desengano,                                        Que da torpe lisonja o infame ruído.                                                                                     (Biblioteca Virtual de Literatura. Em: www.biblio.com.br)A característica árcade que norteia o estabelecimento de sentidos no poema é:

Leia o soneto de Cláudio Manuel da Costa para responder à  questão.

                                     Se sou pobre pastor, se não governo

                                Reinos, nações, províncias, mundo, e gentes;

                                    Se em frio, calma, e chuvas inclementes

                                      Passo o verão, outono, estio, inverno;

                                        Nem por isso trocara o abrigo terno

                                 Desta choça, em que vivo, coas enchentes

                                     Dessa grande fortuna: assaz presentes

                                   Tenho as paixões desse tormento eterno.

                                        Adorar as traições, amar o engano,

                                            Ouvir dos lastimosos o gemido,

                                         Passar aflito o dia, o mês, e o ano;

                                      Seja embora prazer; que a meu ouvido

                                          Soa melhor a voz do desengano,

                                        Que da torpe lisonja o infame ruído.

                                                                                     (Biblioteca Virtual de Literatura. Em: www.biblio.com.br)

A característica árcade que norteia o estabelecimento de sentidos
no poema é:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O soneto de Cláudio Manuel da Costa reflete uma das principais características do Arcadismo, movimento literário que valorizava a simplicidade e a harmonia com a natureza, em oposição aos excessos do Barroco. A resposta correta para a questão é a alternativa B) aurea mediocritas, que significa "equilíbrio do ouro" e representa a ideia de que a moderação e a vida simples são superiores ao luxo e à ostentação.

No poema, o eu lírico se apresenta como um "pobre pastor" que, apesar de não governar reinos ou nações, não trocaria sua humilde choça pela "grande fortuna". Essa escolha evidencia a valorização da simplicidade e do contentamento com o essencial, típica da aurea mediocritas. O pastor prefere a voz do "desengano" — ou seja, a verdade — ao "infame ruído" da lisonja, reforçando a ideia de que a vida tranquila e honesta no campo é mais valiosa que as ilusões do poder e da riqueza.

Embora outras características árcades, como o fugere urbem (fuga da cidade) e o locus amoenus (lugar ameno), também estejam presentes no poema, o tema central é a exaltação da vida modesta e equilibrada, representada pela aurea mediocritas. O poeta rejeita as paixões turbulentas e as falsidades do mundo urbano, optando pela serenidade e pela verdade que encontra em sua vida simples.

Portanto, a alternativa B é a que melhor define a característica árcade que norteia o poema, destacando o ideal de equilíbrio e moderação tão caro aos poetas do período.

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