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                                                        [4]                              Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,                              que viva de guardar alheio gado,                              de tosco trato, de expressões grosseiro,                              dos frios gelos e dos sóis queimado.                              Tenho próprio casal(1) e nele assisto(2) ;                              dá-me vinho, legume, fruta, azeite;                              das brancas ovelhinhas tiro o leite,                              e mais as finas lãs, de que me visto.                              Graças, Marília bela,                              graças à minha estrela!                                              (…)                                              [5]                             Tu não verás, Marília, cem cativos                              tirarem o cascalho e a rica terra,                              ou dos cercos dos rios caudalosos,                              ou da minada serra.                              Não verás separar ao hábil negro                              do pesado esmeril a grossa areia,                              e já brilharem os granetes de oiro                              no fundo da bateia(3) .                                                         (…)                              Não verás enrolar negros pacotes                              das secas folhas do cheiroso fumo;                              nem espremer entre as dentadas rodas                              da doce cana o sumo.                              Verás em cima da espaçosa mesa                              altos volumes(4)de enredados feitos;                              ver-me-ás folhear os grandes livros,                              e decidir os pleitos.                              Enquanto revolver os meus consultos,                              tu me farás gostosa companhia,                              lendo os fastos da sábia, mestra História,                              e os cantos da poesia.                                                 Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.Glossário:(1)casal: pequena propriedade rural. (2)assisto: resido, moro. (3)bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela. (4)altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.  O excerto contém versos que atestam, de modo enfático, que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de Neoclassicismo,

                                                        [4]

                             Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

                             que viva de guardar alheio gado,

                             de tosco trato, de expressões grosseiro,

                             dos frios gelos e dos sóis queimado.

                             Tenho próprio casal(1) e nele assisto(2) ;

                             dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

                             das brancas ovelhinhas tiro o leite,

                             e mais as finas lãs, de que me visto.

                             Graças, Marília bela,

                             graças à minha estrela!

                                             (…)

                                              [5]

                            Tu não verás, Marília, cem cativos

                             tirarem o cascalho e a rica terra,

                             ou dos cercos dos rios caudalosos,

                             ou da minada serra.

                             Não verás separar ao hábil negro

                             do pesado esmeril a grossa areia,

                             e já brilharem os granetes de oiro

                             no fundo da bateia(3) .

                                                        (…)

                             Não verás enrolar negros pacotes

                             das secas folhas do cheiroso fumo;

                             nem espremer entre as dentadas rodas

                             da doce cana o sumo.

                             Verás em cima da espaçosa mesa

                             altos volumes(4)de enredados feitos;

                             ver-me-ás folhear os grandes livros,

                             e decidir os pleitos.

                             Enquanto revolver os meus consultos,

                             tu me farás gostosa companhia,

                             lendo os fastos da sábia, mestra História,

                             e os cantos da poesia.

                                                Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.

Glossário:

(1)casal: pequena propriedade rural.

(2)assisto: resido, moro.

(3)bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de
gamela.

(4)altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta
era magistrado.  

O excerto contém versos que atestam, de modo enfático,
que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de
Neoclassicismo,

Resposta:

A alternativa correta é B)

O excerto de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, ilustra claramente como o Arcadismo no Brasil adaptou as influências europeias à realidade local. O poeta, ao descrever sua vida no campo e contrastá-la com a figura do vaqueiro, demonstra uma apropriação do estilo neoclássico, mas com elementos tipicamente brasileiros, como a referência ao trabalho rural e à natureza do país.

Enquanto o Arcadismo europeu valorizava a simplicidade pastoral e os ideais clássicos, Gonzaga incorpora essa estética à paisagem e ao cotidiano do Brasil colonial. A menção ao "próprio casal", às "brancas ovelhinhas" e aos produtos da terra revela uma ambientação local, distante dos cenários idealizados da Europa. Além disso, o poeta não rejeita sua formação clássica, mas a mescla com referências ao garimpo, à cana-de-açúcar e aos processos judiciais, elementos marcantes da sociedade brasileira da época.

Portanto, a alternativa correta é a B), pois o texto evidencia que o Arcadismo brasileiro não apenas reproduziu os modelos europeus, mas os adaptou à realidade nacional, mantendo, porém, sua essência neoclássica. Essa característica diferencia o movimento no Brasil, onde ele ganhou contornos próprios sem abandonar completamente suas raízes.

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