Gonzaga é conaturalmente árcade e nada fica a dever aos confrades de escola na Itália e em Portugal. As liras são exemplo do ideal de aurea mediocritas que apara as demasias da natureza e do sentimento. A “paisagem”, que nasceu para arte como evasão das cortes barrocas, recorta-se para o neoclássico nas dimensões menores da cenografia idílica. A natureza vira refúgio (locus amoenus) para o homem do burgo oprimido por distinções e hierarquias. (…). Em Gonzaga, a paisagem é ora nativa, com minúcias de cor local mineira, ora lugar ameno de virgiliana memória. (Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, pp.72-73) Quais dos versos de Gonzaga, no contexto de suas Liras, fazem alusão à “paisagem nativa de cor local mineira” citada por Bosi? (Fonte dos versos: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000036.pdf)
Gonzaga é conaturalmente árcade e nada fica a dever aos confrades de escola na Itália e em Portugal. As liras são exemplo do
ideal de aurea mediocritas que apara as demasias da natureza e do sentimento. A “paisagem”, que nasceu para arte como
evasão das cortes barrocas, recorta-se para o neoclássico nas dimensões menores da cenografia idílica. A natureza vira refúgio
(locus amoenus) para o homem do burgo oprimido por distinções e hierarquias. (…). Em Gonzaga, a paisagem é ora nativa, com
minúcias de cor local mineira, ora lugar ameno de virgiliana memória.
(Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, pp.72-73)
Quais dos versos de Gonzaga, no contexto de suas Liras, fazem alusão à “paisagem nativa de cor local mineira” citada por
Bosi?
(Fonte dos versos: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000036.pdf)
- A)Tenho próprio casal e nele assisto; Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite E mais as finas lãs, de que me visto. (Parte I − Lira I)
- B)Pintam, Marília, os poetas A um menino vendado, Com uma aljava de setas, Arco empunhado na mão; Ligeiras asas nos ombros, O tenro corpo despido, E de Amor ou de Cupido São os nomes que lhe dão. (Parte I − Lira II)
- C)Se os peixes, Marília, geram Nos bravos mares e rios, Tudo efeitos de Amor são. Amam os brutos ímpios, A serpente venenosa, A onça, o tigre, o leão. (Parte I − Lira VIII)
- D)Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. (Parte I − Lira XIV)
- E)Tu não verás, Marília, cem cativos Tirarem o cascalho e a rica terra, Ou dos cercos dos rios caudalosos, Ou da minada serra. (Parte III − Lira III)
Resposta:
A alternativa correta é E)
No contexto das Liras de Tomás Antônio Gonzaga, o verso que melhor exemplifica a "paisagem nativa de cor local mineira", conforme destacado por Alfredo Bosi, é o presente na alternativa E:
"Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
Ou da minada serra." (Parte III − Lira III)
Esses versos retratam diretamente a realidade da mineração em Minas Gerais, atividade econômica central no período colonial, com referências ao trabalho escravo ("cem cativos"), à extração de minérios ("cascalho e a rica terra") e à geografia local ("rios caudalosos" e "minada serra"). Essa descrição concreta do ambiente mineiro contrasta com as idealizações arcádicas do locus amoenus, revelando a singularidade da paisagem brasileira na obra de Gonzaga.
As demais alternativas, embora representativas do estilo árcade, abordam temas universais (como a vida pastoril na opção A) ou mitológicos (como a figura de Cupido na opção B), sem a especificidade socioespacial que caracteriza a "cor local" mencionada por Bosi.
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