Texto 10A2BBB Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro, fui honrado pastor da tua aldeia; vestia finas lãs e tinha sempre a minha choça do preciso cheia. Tiraram-me o casal e o manso gado, nem tenho a que me encoste um só cajado. Para ter que te dar, é que eu queria de mor rebanho ainda ser o dono; prezava o teu semblante, os teus cabelos ainda muito mais que um grande trono. Agora que te oferte já não vejo, além de um puro amor, de um são desejo. Se o rio levantado me causava, levando a sementeira, prejuízo, eu alegre ficava, apenas via na tua breve boca um ar de riso. Tudo agora perdi; nem tenho o gosto de ver-te ao menos compassivo o rosto. Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.As liras de Marília de Dirceu, de que as estrofes do texto 10A2BBB fazem parte, são exemplos da perspectiva pré-romântica da poesia árcade brasileira. Nesse sentido, o lirismo amoroso de Tomás Antônio Gonzaga se mostra mais distante da formalidade árcade e mais próximo da espontaneidade romântica, embora ainda conserve elementos próprios do Arcadismo, como a
Texto 10A2BBB
Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,
fui honrado pastor da tua aldeia;
vestia finas lãs e tinha sempre
a minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal e o manso gado,
nem tenho a que me encoste um só cajado.
Para ter que te dar, é que eu queria
de mor rebanho ainda ser o dono;
prezava o teu semblante, os teus cabelos
ainda muito mais que um grande trono.
Agora que te oferte já não vejo,
além de um puro amor, de um são desejo.
Se o rio levantado me causava,
levando a sementeira, prejuízo,
eu alegre ficava, apenas via
na tua breve boca um ar de riso.
Tudo agora perdi; nem tenho o gosto
de ver-te ao menos compassivo o rosto.
Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.
10A2BBB fazem parte, são exemplos da perspectiva pré-romântica
da poesia árcade brasileira. Nesse sentido, o lirismo amoroso de
Tomás Antônio Gonzaga se mostra mais distante da formalidade
árcade e mais próximo da espontaneidade romântica, embora ainda
conserve elementos próprios do Arcadismo, como a
- A)evasão para o sonho e para a fantasia, o que expressa o descontentamento do eu lírico frente à experiência amorosa frustrada.
- B)idealização da mulher amada, apresentada como uma musa inacessível que recusa o amor do eu lírico.
- C)impassibilidade do eu lírico, incapaz de expressar abertamente seus sentimentos à sua amada.
- D)delegação poética, pela qual a subjetividade do eu lírico é transferida à figura genérica e universal do pastor.
- E)liberdade de criação, que propicia ao eu lírico utilizar livremente a imaginação, sem apego aos modelos da tradição clássica.
Resposta:
A alternativa correta é D)
As liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, representam uma transição entre o Arcadismo e o Romantismo na literatura brasileira. O texto 10A2BBB revela um lirismo amoroso que, embora conserve traços árcades, já aponta para uma maior subjetividade e expressão emocional, características do pré-Romantismo.
No poema, o eu lírico se apresenta como um pastor que, apesar de sua condição humilde, valoriza o amor acima de bens materiais. A perda de suas posses e a impossibilidade de presentear Marília são contrastadas com a pureza de seu sentimento, que permanece inalterado. Essa abordagem demonstra uma tensão entre a idealização típica do Arcadismo e uma emotividade mais próxima do Romantismo.
O gabarito correto, alternativa D), aponta para a "delegação poética", um elemento característico do Arcadismo. Nesse caso, o eu lírico assume a figura convencional do pastor, uma persona literária que universaliza sua experiência amorosa. Esse recurso permite que o poeta expresse seus sentimentos de forma indireta, mantendo certa distância entre sua subjetividade e a voz poética.
Embora o poema apresente traços de idealização da amada (alternativa B), essa não é sua característica principal. Da mesma forma, não há evasão para o sonho (A), impassibilidade (C) ou completa liberdade criativa (E). A delegação poética à figura do pastor é o elemento que melhor representa a permanência da tradição árcade nessa obra de transição.
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