Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

TEXTO 3 Durante séculos, os jornais impressos eram o único meio regular de divulgação de notícias. Com o avanço das tecnologias de transmissão de informação (rádio, televisão, internet), o contexto de circulação das notícias foi radicalmente alterado. Um exemplo ilustra bem essa transformação. Em 11 de setembro de 2001, quando terroristas lançaram aviões contra alvos americanos, matando milhares de pessoas, a opinião pública acompanhou, pelas telas de computador e televisão, os dramáticos acontecimentos. Jornais impressos não teriam condições de levar as notícias a milhões de pessoas em todo o mundo à medida que os fatos iam acontecendo. Essa constatação nos obriga a concluir algo importante: a depender do meio em que circulam as notícias, elas assumem configurações diferentes. Uma notícia redigida para ser postada em um portal da internet provavelmente contará com menos informações do que a notícia equivalente que será publicada na edição do jornal no dia seguinte. Isso ocorre porque, com a necessidade de informar os fatos no exato instante em que acontecem, os portais da internet não têm como garantir o tempo necessário para a apuração mais minuciosa dos detalhesdo fato noticiado. É comum, inclusive, algumas das notícias veiculadas nesses portais serem atualizadas ao longo do dia, para acréscimo de detalhes e correção das informações iniciais que se mostram inexatas. Os jornais impressos não enfrentam essas dificuldades, porque dispõem de mais tempo e podem, assim, trazer informações mais completas e bem elaboradas.Maria Luiza Abaurre e Maria Bernadete Abaurre. Produção de Texto – interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007, p. 69. (Adaptado).  Podemos relacionar os períodos literários com marcos históricos de nossa trajetória política e social. É natural que possamos juntar os dois itens, pois a produção literária, como outras de caráter cultural, assume as formas que predominam no contexto político-social em que acontecem. Assim:

TEXTO 3
Durante séculos, os jornais impressos eram o único meio
regular de divulgação de notícias. Com o avanço das
tecnologias de transmissão de informação (rádio, televisão,
internet), o contexto de circulação das notícias foi
radicalmente alterado.
Um exemplo ilustra bem essa transformação. Em 11 de
setembro de 2001, quando terroristas lançaram aviões
contra alvos americanos, matando milhares de pessoas, a
opinião pública acompanhou, pelas telas de computador e
televisão, os dramáticos acontecimentos.
Jornais impressos não teriam condições de levar as notícias
a milhões de pessoas em todo o mundo à medida que os
fatos iam acontecendo.
Essa constatação nos obriga a concluir algo importante: a
depender do meio em que circulam as notícias, elas
assumem configurações diferentes. Uma notícia redigida
para ser postada em um portal da internet provavelmente
contará com menos informações do que a notícia
equivalente que será publicada na edição do jornal no dia
seguinte. Isso ocorre porque, com a necessidade de
informar os fatos no exato instante em que acontecem, os
portais da internet não têm como garantir o tempo
necessário para a apuração mais minuciosa dos detalhesdo fato noticiado.
É comum, inclusive, algumas das notícias veiculadas
nesses portais serem atualizadas ao longo do dia, para
acréscimo de detalhes e correção das informações iniciais
que se mostram inexatas. Os jornais impressos não
enfrentam essas dificuldades, porque dispõem de mais
tempo e podem, assim, trazer informações mais completas
e bem elaboradas.
Maria Luiza Abaurre e Maria Bernadete Abaurre. Produção de
Texto
interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna,
2007, p. 69. (Adaptado). 

Podemos relacionar os períodos literários com marcos
históricos de nossa trajetória política e social. É natural
que possamos juntar os dois itens, pois a produção
literária, como outras de caráter cultural, assume as
formas que predominam no contexto político-social em
que acontecem. Assim:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A evolução dos meios de comunicação e sua relação com a produção de notícias é um tema que reflete profundas transformações na sociedade. Durante séculos, os jornais impressos foram o principal veículo de informação, mas com o advento de novas tecnologias como rádio, televisão e internet, o modo como consumimos notícias mudou radicalmente. Um exemplo marcante dessa mudança foi o atentado de 11 de setembro de 2001, quando o mundo acompanhou os eventos em tempo real, algo impensável para os jornais impressos.

Essa transformação não se limita apenas à velocidade da informação, mas também à sua natureza. Notícias publicadas em portais da internet tendem a ser mais sucintas e menos apuradas do que suas versões impressas, devido à urgência em divulgar os fatos imediatamente. Com o tempo, essas notícias são atualizadas e corrigidas, um luxo que os jornais impressos não têm, mas que por outro lado lhes permite publicar informações mais completas e bem elaboradas.

Da mesma forma que os meios de comunicação evoluíram, a literatura também se transformou ao longo da história, refletindo os contextos políticos e sociais de cada época. O Romantismo, por exemplo, surgiu em sintonia com os ideais da Independência, celebrando símbolos nacionais em prosa e verso. Essa correlação entre produção cultural e contexto histórico nos mostra como a arte e a comunicação são profundamente influenciadas pelo momento em que são criadas.

Assim como os jornais impressos e digitais assumem formas diferentes dependendo de seu meio, os movimentos literários também se adaptam às necessidades e valores de seu tempo. Essa dinâmica revela a intrínseca relação entre cultura, tecnologia e sociedade, mostrando como cada época deixa sua marca na maneira como produzimos e consumimos informação e arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *