Instrução: Leia o texto para responder à questão. Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, – um simples lenço! – e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público. (Machado de Assis, Dom Casmurro.)O texto traz características da narrativa
assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro,
por causa de um lenço, – um simples lenço! – e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes,
pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a
acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia
deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas.
Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e
turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava
a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não
queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras
ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam
fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e
vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava
a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia
morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu
entre aplausos frenéticos do público.
- A)modernista, uma vez que se apresenta um fato prosaico e sem relevância do cotidiano humano como objeto de reflexão literária.
- B)árcade, uma vez que coloca a contenção dos sentimentos como forma de fazer o homem voltar-se a si mesmo e evitar grandes desgraças.
- C)romântica, uma vez que apresenta uma visão idealizada do amor, ainda que não realizado conforme os desejos do narrador.
- D)realista, uma vez que se expõe uma visão próxima de uma realidade vivida, afetada pelo estado psicológico do narrador.
- E)barroca, uma vez que as contradições do homem, dividido entre a vida espiritual e a carnal, são levadas às últimas consequências.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto em questão, extraído de Dom Casmurro de Machado de Assis, apresenta características marcantes da narrativa realista, conforme indicado na alternativa D. O trecho revela uma análise introspectiva e crítica do narrador, que observa a peça Otelo enquanto reflete sobre as emoções humanas e suas próprias inquietações. A abordagem realista se evidencia na maneira como o narrador expõe sua visão da realidade, permeada por seu estado psicológico e por uma análise racional dos acontecimentos.
Machado de Assis, um dos principais expoentes do Realismo no Brasil, utiliza a ironia e a profundidade psicológica para desconstruir idealizações românticas. No trecho, o narrador compara o ciúme de Otelo, desencadeado por um simples lenço, com as relações de seu tempo, sugerindo uma degradação dos valores e uma visão mais crua da natureza humana. Essa perspectiva crítica e desmistificadora é típica do Realismo, que busca retratar a realidade de forma objetiva, muitas vezes destacando as contradições e fraquezas humanas.
Além disso, o narrador não idealiza o amor ou os sentimentos, como seria comum no Romantismo, mas os analisa com distanciamento e ceticismo. Suas reflexões sobre as mulheres no teatro e suas possíveis histórias amorosas reforçam essa visão realista, que busca compreender o comportamento humano em sua complexidade e ambiguidade. A ausência de um final idealizado e a menção à morte de Desdêmona, recebida com aplausos, também reforçam a crítica à sociedade e à natureza humana, elementos centrais da literatura realista.
Portanto, a alternativa D é a correta, pois o texto exemplifica a narrativa realista ao apresentar uma visão próxima da realidade, influenciada pelo estado psicológico do narrador e pela análise crítica das relações humanas.
Deixe um comentário