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Instrução: As questões de números 13 e 14 tomam por base o texto.  Amaro lia até tarde, um pouco perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por vezes, sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada, desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois seios muito brancos.  Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.– Verá, é muito bonito, de muita devoção! Disse ele, deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura. Ao outro dia, ao almoço, Amélia estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de palpitações.– E então, gostou dos Cânticos?– Muito. Orações lindas! respondeu.  Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto abrasava-se-lhe de sangue.(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:

Instrução: As questões de números 13 e 14 tomam por base o texto.

  Amaro lia até tarde, um pouco perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por vezes, sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada, desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois seios muito brancos.
 
Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.

Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.
– Verá, é muito bonito, de muita devoção! Disse ele, deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.
Ao outro dia, ao almoço, Amélia estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de palpitações.
– E então, gostou dos Cânticos?
– Muito. Orações lindas! respondeu.
 Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto abrasava-se-lhe de sangue.
(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)

O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho apresentado de O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, ilustra características marcantes do Naturalismo, movimento estético que enfatiza o determinismo biológico e a influência dos instintos sobre o comportamento humano. A alternativa que melhor exemplifica essa abordagem é a letra A: "Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir."

Nessa passagem, a ação do personagem Amaro é descrita de forma visceral, destacando um impulso primitivo e incontrolável. O uso de termos como "cerrando os dentes" e "decisão brutal" evidencia a força dos instintos sexuais, que dominam sua racionalidade. Essa representação está alinhada com os princípios naturalistas, que frequentemente retratam o ser humano como vítima de suas próprias condições fisiológicas e herdadas.

As demais alternativas, embora relevantes para a narrativa, não expressam o mesmo grau de determinismo biológico. A recomendação da leitura dos Cânticos a Jesus (B) e o ato de deixar o livro (C) são ações mais calculadas, enquanto as reações físicas de Amélia (D) e seu comportamento evasivo (E) refletem consequências emocionais, mas não a força bruta dos instintos descrita na opção A.

Portanto, a resposta correta é A, pois encapsula a visão naturalista de que o comportamento humano é governado por forças biológicas inescapáveis, tema central na obra de Eça de Queirós e no movimento literário em questão.

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