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No século XIX, vários movimentos literários ocorreram no Brasil. Entre eles, está o Naturalismo, que tem como seu maior expoente o maranhense Aluísio Azevedo, autor do fragmento abaixo. “E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado diante daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes piores e mais grossas do que serpentes miravam por toda parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 26. ed. São Paulo: Martins, 1974. p. 33. A partir dessas informações, escolha a opção correta acerca da obra desse autor.

No século XIX, vários movimentos literários ocorreram no Brasil. Entre eles, está o Naturalismo, que tem como seu maior expoente o maranhense Aluísio Azevedo, autor do fragmento abaixo.

“E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado diante daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes piores e mais grossas do que serpentes miravam por toda parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 26. ed. São Paulo: Martins, 1974. p. 33.

A partir dessas informações, escolha a opção correta acerca da obra desse autor.

Resposta:

A alternativa correta é E)

No século XIX, o Naturalismo emergiu como um dos movimentos literários mais significativos no Brasil, tendo Aluísio Azevedo como seu principal representante. Sua obra-prima, O Cortiço, exemplifica as características centrais desse movimento, que busca retratar a realidade de forma crua e objetiva, influenciado por teorias científicas da época, como o determinismo e o darwinismo social.

O fragmento apresentado ilustra a visão naturalista de Azevedo, que descreve o cortiço como um organismo vivo, em constante expansão e degradação. A linguagem utilizada pelo autor é repleta de metáforas biológicas, como a comparação das raízes do cortiço a serpentes, sugerindo uma força implacável e quase predatória. Essa abordagem reflete a influência das ideias científicas do século XIX, que buscavam explicar o comportamento humano e social a partir de leis naturais e condições ambientais.

A alternativa correta, portanto, é a E), pois as obras de Aluísio Azevedo, especialmente O Cortiço, aproximam-se de proposições científicas vigentes na época para analisar as ações humanas em um contexto de miséria e degradação social. O autor não idealiza seus personagens, muito pelo contrário: ele os apresenta como vítimas de seu meio, moldados por forças biológicas e sociais que fogem ao seu controle.

As demais alternativas não correspondem à proposta naturalista de Azevedo. Sua obra não exalta a perfeição moral ou física (A), nem se concentra no espaço rural (B), muito menos apresenta soluções místicas ou divinas (C). Também não há em seus romances uma exaltação idealizada da mulher ou da paisagem brasileira (D), mas sim uma análise crítica e muitas vezes pessimista da sociedade urbana do século XIX.

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