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Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar:I – Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal (de determinadas personagens) e coletiva (há personagens cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem mais geral, centradas num coletivo). As questões problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser visualizadas em episódios como aquele em que os moradores do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual.II – Romance cujo enredo aponta, embora timidamente, para a resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica, projetos que davam início à modernização dos centros urbanos do País no final do século XIX. III – Romance cujo enredo problematiza muito mais as questões do pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista que insistia nas tensões particulares de suas personagens, demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores representantes, no Brasil, dessa época.

Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar:



I –
Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal
(de determinadas personagens) e coletiva (há personagens
cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem
mais geral, centradas num coletivo). As questões
problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser
visualizadas em episódios como aquele em que os moradores
do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada
denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual.

II – Romance cujo enredo aponta, embora timidamente, para a
resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do
espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e
Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto
de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica,
projetos que davam início à modernização dos centros urbanos
do País no final do século XIX.
III – Romance cujo enredo problematiza muito mais as questões do
pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento
sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de
Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista
que insistia nas tensões particulares de suas personagens,
demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores
representantes, no Brasil, dessa época.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é uma obra fundamental do Naturalismo brasileiro, que retrata a vida nos cortiços do Rio de Janeiro no final do século XIX, explorando tanto questões individuais quanto coletivas. No entanto, ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar que apenas a alternativa III está correta, conforme o gabarito indicado.

A primeira afirmação (I) destaca que o enredo aborda questões pessoais e coletivas, citando como exemplo o conflito entre os moradores do Carapicus e do Cabeça-de-gato. Embora essa análise contenha elementos verdadeiros, ela não é a mais precisa em relação ao foco principal da obra, que está mais alinhado ao Naturalismo e suas tensões particulares do que a uma problematização coletiva ampla.

A segunda afirmação (II) sugere que o romance aponta para a resolução de conflitos coletivos, como projetos de saneamento básico e modernização urbana. No entanto, essa interpretação é equivocada, pois O Cortiço não propõe soluções para esses problemas, mas sim expõe as condições degradantes e as tensões sociais de forma crítica, sem avançar para propostas concretas de melhoria.

Já a terceira afirmação (III) está correta ao afirmar que o enredo problematiza questões do pré-modernismo, como o pensamento sanitarista e a modernização do espaço urbano, embora o romance seja mais representativo do Naturalismo. A obra, de fato, antecipa discussões que seriam centrais no pré-modernismo, ainda que seu principal enfoque seja a representação das tensões individuais e coletivas sob uma ótica naturalista.

Portanto, a alternativa C) é a correta, pois apenas a afirmação III reflete com precisão aspectos relevantes da obra, enquanto as demais apresentam interpretações parciais ou incorretas.

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