Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leias as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta quanto à relação entre obras, seus autores, suas características e períodos. I – O Ateneu é uma obra pertencente ao Neorrealismo brasileiro cujos protagonistas são Paulo Honório e Madalena. II – O narrador da obra intitulada Esaú e Jacó, de Machado de Assis, é João Romão. III – Luzia-homem, de Franklin Távora, é uma obra representativa da Primeira Fase do Romantismo brasileiro. IV – O quinze, romance de Rachel de Queiroz, pertence ao neorrealismo cuja ênfase é regional. V – João Romão e Rita Baiana são personagens de O cortiço, que é considerado a obra máxima do Naturalismo brasileiro.

Leias as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta quanto à relação entre obras, seus autores, suas
características e períodos.
I – O Ateneu é uma obra pertencente ao Neorrealismo brasileiro cujos protagonistas são Paulo Honório e
Madalena.
II – O narrador da obra intitulada Esaú e Jacó, de Machado de Assis, é João Romão.
III – Luzia-homem, de Franklin Távora, é uma obra representativa da Primeira Fase do Romantismo
brasileiro.
IV – O quinze, romance de Rachel de Queiroz, pertence ao neorrealismo cuja ênfase é regional.
V – João Romão e Rita Baiana são personagens de O cortiço, que é considerado a obra máxima do
Naturalismo brasileiro.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresenta cinco assertivas sobre obras literárias brasileiras, seus autores, características e períodos, solicitando que se assinale a alternativa correta. Analisando cada uma delas, é possível identificar os seguintes pontos:

A assertiva I está incorreta, pois O Ateneu, de Raul Pompéia, pertence ao Realismo-Naturalismo, e seus protagonistas são Sérgio e Aristarco, não Paulo Honório e Madalena (personagens de São Bernardo, de Graciliano Ramos).

A assertiva II também está incorreta, já que o narrador de Esaú e Jacó, de Machado de Assis, é o Conselheiro Aires, e não João Romão (personagem de O Cortiço, de Aluísio Azevedo).

A assertiva III é falsa, pois Luzia-Homem, de Franklin Távora, é uma obra regionalista do Naturalismo, e não da Primeira Fase do Romantismo.

A assertiva IV está correta: O Quinze, de Rachel de Queiroz, é um romance neorrealista com forte enfoque regional, retratando a seca no Nordeste.

Por fim, a assertiva V também está correta, pois João Romão e Rita Baiana são, de fato, personagens de O Cortiço, obra máxima do Naturalismo brasileiro escrita por Aluísio Azevedo.

Portanto, apenas as assertivas IV e V são verdadeiras, tornando a alternativa D a correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *