Apelo Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia. Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. Dalton Trevisan. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p.73.Considerando o texto acima, bem como as tendências temáticas e formais da literatura brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.Assim como ocorria no Modernismo, parte significativa dos escritores da literatura brasileira contemporânea organiza-se em grupos que retomam projetos construídos pelas vanguardas europeias no que tange à pesquisa formal e temática.
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Dalton Trevisan. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p.73.
Considerando o texto acima, bem como as tendências temáticas e formais da literatura brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.
Assim como ocorria no Modernismo, parte significativa dos escritores da literatura brasileira contemporânea organiza-se em grupos que retomam projetos construídos pelas vanguardas europeias no que tange à pesquisa formal e temática.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto Apelo, de Dalton Trevisan, revela uma narrativa intimista e melancólica, marcada pela ausência e pela saudade. A linguagem é concisa, mas carregada de significados emocionais, características que aproximam o autor da tradição literária brasileira, especialmente do minimalismo e da prosa urbana. No entanto, ao analisar a afirmação sobre a organização de escritores contemporâneos em grupos que retomam projetos das vanguardas europeias, é necessário considerar o contexto atual da literatura brasileira.
Embora o Modernismo brasileiro tenha sido fortemente influenciado pelas vanguardas europeias, como o Futurismo e o Surrealismo, a literatura contemporânea apresenta uma diversidade maior de abordagens. Muitos autores hoje não se vinculam a grupos ou movimentos específicos, preferindo uma produção mais individual e plural. A pesquisa formal e temática ainda existe, mas não necessariamente como uma retomada direta dos projetos vanguardistas europeus. A literatura brasileira atual é marcada por hibridismos, experimentações próprias e diálogos com questões locais e globais de maneira mais autônoma.
Portanto, a afirmação de que "parte significativa dos escritores da literatura brasileira contemporânea organiza-se em grupos que retomam projetos construídos pelas vanguardas europeias" não reflete adequadamente a realidade atual. A resposta correta é E) ERRADO, pois a produção literária contemporânea é mais fragmentada e menos dependente de modelos europeus do que no período modernista.
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