É com base no mito da Arcádia que erguem suas doutrinas: destruindo a “hidra do mau gosto”, os árcades procuram realizar obra semelhante à dos clássicos antigos. Daí a imitação dos modelos greco-latinos ser a primeira característica a considerar na configuração da estética arcádica. (Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1992. Adaptado.) A “hidra do mau gosto” mencionada no texto refere-se ao estilo
É com base no mito da Arcádia que erguem suas doutrinas: destruindo a “hidra do mau gosto”, os árcades procuram realizar obra semelhante à dos clássicos antigos. Daí a imitação dos modelos greco-latinos ser a primeira característica a considerar na configuração da estética arcádica.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1992. Adaptado.)
A “hidra do mau gosto” mencionada no texto refere-se ao estilo
- A)renascentista.
- B)pré-romântico.
- C)neoclássico.
- D)barroco.
- E)medieval.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho apresentado aborda a estética arcádica e sua oposição ao que chamam de "hidra do mau gosto", uma referência direta ao estilo barroco. Os árcades, inspirados no mito da Arcádia, buscavam retomar a simplicidade e o equilíbrio dos modelos clássicos greco-latinos, rejeitando os excessos e a complexidade do Barroco.
O Barroco, caracterizado por seu rebuscamento, contraste e dramaticidade, era visto pelos árcades como uma manifestação de mau gosto, daí a metáfora da "hidra", criatura mitológica que representa um mal a ser combatido. O Arcadismo, por sua vez, defendia uma linguagem mais clara, objetiva e pastoral, alinhada aos ideais neoclássicos.
Portanto, a alternativa correta é a D) barroco, pois o texto evidencia a rejeição dos árcades a esse movimento anterior, em favor de uma estética mais sóbria e equilibrada.
Deixe um comentário