Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Esses dois célebres textos modernos dialogam com um manifesto lançado no início do século XX, na Europa, por ocasião das Vanguardas Europeias:“Existe a ordem dos colegiais infantes que saem das escolas de mãos dadas, dois a dois. Existe uma ordem nos estudantes das escolas superiores que descem uma escada de quatro em quatro degraus, chocando-se lindamente. Existe uma ordem, inda mais alta, na fúria desencadeada dos elementos.”(ANDRADE, Mário de. Prefácio Interessantíssimo. Poesias completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.)“Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr.diretor.”(BANDEIRA, Manuel. Poética. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.)Levando em conta o desejo de liberdade geral (interpretada nos dois textos citados), de irreverência e de ruptura total, com a história da tradição, qual é o movimento de Vanguarda que mais defendeu esses ideais?

Esses dois célebres textos modernos dialogam com um manifesto lançado no início do século XX, na Europa, por ocasião das Vanguardas Europeias:

“Existe a ordem dos colegiais infantes que saem das escolas de mãos dadas, dois a dois. Existe uma ordem nos estudantes das escolas superiores que descem uma escada de quatro em quatro degraus, chocando-se lindamente. Existe uma ordem, inda mais alta, na fúria desencadeada dos elementos.”
(ANDRADE, Mário de. Prefácio Interessantíssimo. Poesias completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.)
“Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr.diretor.”
(BANDEIRA, Manuel. Poética. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.)
Levando em conta o desejo de liberdade geral (interpretada nos dois textos citados), de irreverência e de ruptura total, com a história da tradição, qual é o movimento de Vanguarda que mais defendeu esses ideais?

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os trechos citados de Mário de Andrade e Manuel Bandeira exemplificam o espírito de ruptura e liberdade criativa que marcou as vanguardas artísticas do início do século XX. Ambos os textos refletem uma rejeição à tradição e ao convencionalismo, características centrais dos movimentos de vanguarda. No entanto, entre as opções apresentadas, o Futurismo (alternativa A) foi o movimento que mais radicalmente defendeu a destruição do passado e a exaltação da velocidade, da tecnologia e da irreverência.

O Futurismo, fundado por Filippo Tommaso Marinetti em 1909, pregava uma completa ruptura com a tradição artística e cultural, celebrando a modernidade, a violência e a desordem como formas de expressão. Seu manifesto inicial incitava a destruição de museus e bibliotecas, símbolos de um passado considerado obsoleto. Essa postura radicalmente iconoclasta e antiestablishment se alinha perfeitamente com o tom dos textos de Andrade e Bandeira, que também desafiam normas estéticas e sociais.

Embora outros movimentos, como o Dadaísmo e o Surrealismo, também tenham buscado a liberdade criativa e a subversão, o Futurismo foi o mais enfático na defesa da destruição total do passado e na glorificação da desordem e da irreverência como princípios artísticos. Portanto, a resposta correta é A) Futurismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *