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Vaso gregoEsta, de áureos relevos, trabalhadaDe divas mãos, brilhante copa, um dia,Já de aos deuses servir como cansada,Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.Era o poeta de Teos que a suspendiaEntão e, ora repleta ora esvazada,A taça amiga aos dedos seus tiniaToda de roxas pétalas colmada.Depois… Mas o lavor da taça admira,Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordasFinas hás de lhe ouvir, canora e doce,Ignota voz, qual se da antiga liraFosse a encantada música das cordas,Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144. Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C. No período em que o Parnasianismo se destacou, o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, vivia forte influxo de modernização tardia em relação aos centros europeus, o que incentivou o consumo de mercadorias culturais luxuosas, mas desligadas da realidade local. Assim, verifica-se que a recorrência a temas advindos da Antiguidade Clássica era a correspondência estética dessa tendência manifestada na objetividade social brasileira.

Vaso grego
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada.

Depois… Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.

Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144.

 Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C.

No período em que o Parnasianismo se destacou, o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, vivia forte influxo de modernização tardia em relação aos centros europeus, o que incentivou o consumo de mercadorias culturais luxuosas, mas desligadas da realidade local. Assim, verifica-se que a recorrência a temas advindos da Antiguidade Clássica era a correspondência estética dessa tendência manifestada na objetividade social brasileira.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, é uma obra emblemática do Parnasianismo no Brasil, movimento literário que se destacou no final do século XIX e início do século XX. O poema retrata uma taça grega ricamente adornada, que, após servir aos deuses do Olimpo, passa a ser utilizada pelo poeta Anacreonte, simbolizando a transição entre o sagrado e o artístico. A descrição minuciosa do objeto e a referência à Antiguidade Clássica são características marcantes do estilo parnasiano, que valorizava a forma perfeita, o culto à beleza e o distanciamento dos temas cotidianos.

O período em que o Parnasianismo floresceu no Brasil coincidiu com um momento de intensa modernização no país, especialmente no Rio de Janeiro, então capital federal. Contudo, essa modernização era tardia em relação aos centros europeus, o que gerou um consumo de mercadorias culturais luxuosas, mas muitas vezes desvinculadas da realidade local. A recorrência a temas clássicos, como no Vaso grego, refletia essa tendência, pois oferecia uma fuga estética para um mundo idealizado, distante das contradições sociais e políticas do Brasil da época.

Portanto, a afirmação de que a recorrência a temas da Antiguidade Clássica no Parnasianismo correspondia a uma tendência estética desligada da realidade local está correta. O gabarito C) CERTO é, de fato, o mais adequado, pois o poema de Alberto de Oliveira exemplifica justamente essa busca pela perfeição formal e pelo universalismo, típicos do movimento parnasiano, em contraste com as particularidades do contexto brasileiro.

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