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Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a alternativa INCORRETA. “Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte, Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.“Ah! por estes sinfônicos ocasos A terra exala aromas de áureos vasos, Incensos de turíbulos divinos”.

Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e
Sinfonias do Ocaso
, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a
alternativa INCORRETA.
“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.
“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado traz dois tercetos extraídos dos poemas O Incêndio de Roma, de Olavo Bilac, e Sinfonias do Ocaso, de Cruz e Sousa, seguidos de uma questão que solicita a identificação da alternativa incorreta. Analisando as opções, o gabarito correto é a letra C, que afirma que Cruz e Sousa "conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata". Essa afirmação é incorreta porque, apesar de sua genialidade, Cruz e Sousa enfrentou duras barreiras raciais e sociais durante sua vida, sendo vítima constante do racismo e da exclusão em uma sociedade marcadamente escravocrata e preconceituosa.

As demais alternativas estão corretas em suas interpretações. A alternativa A destaca a impassibilidade de Nero como um traço parnasiano, alinhado com a busca pela perfeição formal e a impassibilidade do artista. A alternativa B corretamente associa a destruição de Roma a um fato histórico, retratando Nero como uma figura de loucura e despotismo. A alternativa D ressalta características marcantes da poesia simbolista de Cruz e Sousa, como a musicalidade, o uso de figuras de linguagem e o vocabulário litúrgico. Por fim, a alternativa E identifica a sinestesia no segundo terceto, uma técnica comum no Simbolismo, que mistura sensações para criar uma experiência poética mais rica.

Portanto, a resposta incorreta é realmente a alternativa C, pois ela simplifica e romantiza a trajetória de Cruz e Sousa, ignorando as profundas dificuldades que ele enfrentou devido ao racismo estrutural de sua época.

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