Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a alternativa INCORRETA. “Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte, Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.“Ah! por estes sinfônicos ocasos A terra exala aromas de áureos vasos, Incensos de turíbulos divinos”.
Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a
alternativa INCORRETA.
- A)A impassibilidade de Nero (1º terceto) perante o incêndio devastador pode ser interpretada como a representação ideal do artista na estética parnasiana.
- B)A destruição de Roma (1º terceto) alude a um fato histórico e faz do Imperador Nero a representação de um louco.
- C)Ao contrário de Olavo Bilac, Cruz e Sousa conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata.
- D)A exploração da musicalidade, de assonâncias e de aliterações e a presença de vocabulário litúrgico são comuns na poesia de Cruz e Sousa.
- E)A percepção do objeto (pôr do sol) não pela visão, mas pela audição – sinestesia – caracteriza o poema aludido no 2º terceto.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado traz dois tercetos extraídos dos poemas O Incêndio de Roma, de Olavo Bilac, e Sinfonias do Ocaso, de Cruz e Sousa, seguidos de uma questão que solicita a identificação da alternativa incorreta. Analisando as opções, o gabarito correto é a letra C, que afirma que Cruz e Sousa "conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata". Essa afirmação é incorreta porque, apesar de sua genialidade, Cruz e Sousa enfrentou duras barreiras raciais e sociais durante sua vida, sendo vítima constante do racismo e da exclusão em uma sociedade marcadamente escravocrata e preconceituosa.
As demais alternativas estão corretas em suas interpretações. A alternativa A destaca a impassibilidade de Nero como um traço parnasiano, alinhado com a busca pela perfeição formal e a impassibilidade do artista. A alternativa B corretamente associa a destruição de Roma a um fato histórico, retratando Nero como uma figura de loucura e despotismo. A alternativa D ressalta características marcantes da poesia simbolista de Cruz e Sousa, como a musicalidade, o uso de figuras de linguagem e o vocabulário litúrgico. Por fim, a alternativa E identifica a sinestesia no segundo terceto, uma técnica comum no Simbolismo, que mistura sensações para criar uma experiência poética mais rica.
Portanto, a resposta incorreta é realmente a alternativa C, pois ela simplifica e romantiza a trajetória de Cruz e Sousa, ignorando as profundas dificuldades que ele enfrentou devido ao racismo estrutural de sua época.
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