Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira. Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto [expediente protocolo e manifestações de apreço ao [sr. diretor Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no [dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis Estou farto do lirismo namorador Político Raquítico Sifilítico De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de [si mesmo. De resto não é lirismo Será contabilidade tabela de cossenos secretário do [amante exemplar com cem modelos de cartas e as [diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc. Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare — Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. A preocupação com a forma poética revela a principal influência da lírica de Manuel Bandeira: o parnasianismo e seus mestres como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e
sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

A preocupação com a forma poética revela a
principal influência da lírica de Manuel Bandeira: o
parnasianismo e seus mestres como Olavo Bilac e
Alberto de Oliveira.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O poema Poética, de Manuel Bandeira, é uma manifestação clara contra o formalismo excessivo e as convenções literárias rígidas. Nele, o poeta expressa sua insatisfação com o "lirismo comedido" e "bem comportado", criticando a poesia burocrática e artificial que se prende a regras e purismos linguísticos. Bandeira defende uma expressão poética mais livre, autêntica e visceral, valorizando os "barbarismos universais", as "sintaxes de exceção" e os ritmos diversos, em oposição à rigidez parnasiana.

A afirmação de que a preocupação com a forma poética revela influência do parnasianismo em Bandeira é incorreta (E). O poema, na verdade, rejeita justamente os ideais parnasianos de perfeição formal e linguagem impecável, propondo um lirismo mais espontâneo e libertário. Bandeira, apesar de conhecer as técnicas tradicionais, alinha-se mais ao modernismo, movimento que buscava romper com as convenções estéticas do passado. Portanto, sua poesia não reflete a influência de Olavo Bilac ou Alberto de Oliveira, mas sim uma ruptura com esses modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *