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“É a partir do Realismo, principalmente, que começa a ter maior presença na literatura a figura do herói problemático, o tipo de herói que predomina na literatura atual. Diferente do herói romanesco – aquele cuja força e coragem superam as das pessoas comuns –, o herói problemático normalmente é o ser humano na sua pequenez, cheio de fraquezas, manias e incertezas diante de um mundo no qual se sente deslocado” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254). A partir desse apontamento em torno do herói problemático, analise os comentários que seguem:I. Em “[…] Abraçados, como um casal de noivos em plena luxúria da primeira coabitação… Ao pensar nisso, Bom-Crioulo sentia uma febre extraordinária de erotismo, um delírio invencível de gozo pederasta… Agora compreendia nitidamente que só no homem, no próprio homem, ele podia encontrar aquilo que debalde procurara nas mulheres” (Bom-Crioulo, capítulo IV), é possível dizer que, além de uma identidade não totalmente formada, mas em processo, esse herói problemático, Amaro, sofre também a intolerância social porque “nunca se apercebera de semelhante anomalia”. II. A anomalia de que fala o narrador da ficção, referindo-se ao comportamento homoafetivo de Amaro por Aleixo, restringe a prática ou o exercício cultural da sexualidade a apenas um modelo ou experiência da relação a dois: o heterossexual, valor que corrobora o universo da ficção naturalista, expositora dos “modelos” e dos “desvios” ou “transgressões” das “normas”. III. Amaro não pode ser considerado um herói problemático porque ele supera os preconceitos com os quais convive, relacionando-se afetivamente com o seu companheiro, Aleixo, vencendo todas as batalhas culturais que poderiam interpretá-lo como menor, inferior, doente, anormal, como sugere o discurso presente nesta ficção ou conforme era interpretado o gay na sociedade do século XIX.Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)

“É a partir do Realismo, principalmente, que começa a ter maior presença na literatura a figura do herói problemático, o tipo de herói que predomina na literatura atual. Diferente do herói romanesco – aquele cuja força e coragem superam as das pessoas comuns –, o herói problemático normalmente é o ser humano na sua pequenez, cheio de fraquezas, manias e incertezas diante de um mundo no qual se sente deslocado” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254). A partir desse apontamento em torno do herói problemático, analise os comentários que seguem:

I. Em “[…] Abraçados, como um casal de noivos em plena luxúria da primeira coabitação… Ao pensar nisso, Bom-Crioulo sentia uma febre extraordinária de erotismo, um delírio invencível de gozo pederasta… Agora compreendia nitidamente que só no homem, no próprio homem, ele podia encontrar aquilo que debalde procurara nas mulheres” (Bom-Crioulo, capítulo IV), é possível dizer que, além de uma identidade não totalmente formada, mas em processo, esse herói problemático, Amaro, sofre também a intolerância social porque “nunca se apercebera de semelhante anomalia”.

II. A anomalia de que fala o narrador da ficção, referindo-se ao comportamento homoafetivo de Amaro por Aleixo, restringe a prática ou o exercício cultural da sexualidade a apenas um modelo ou experiência da relação a dois: o heterossexual, valor que corrobora o universo da ficção naturalista, expositora dos “modelos” e dos “desvios” ou “transgressões” das “normas”.

III. Amaro não pode ser considerado um herói problemático porque ele supera os preconceitos com os quais convive, relacionando-se afetivamente com o seu companheiro, Aleixo, vencendo todas as batalhas culturais que poderiam interpretá-lo como menor, inferior, doente, anormal, como sugere o discurso presente nesta ficção ou conforme era interpretado o gay na sociedade do século XIX.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)



Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho apresentado sobre o herói problemático, conforme discutido por Cereja & Cochlar (2003), destaca a figura do protagonista marcado por fragilidades e conflitos internos, distanciando-se do herói tradicional dotado de qualidades excepcionais. A análise das proposições sobre Amaro, personagem central de Bom-Crioulo, permite compreender como ele se enquadra nessa categoria e como sua trajetória reflete as tensões sociais e culturais de seu tempo.

A proposição I está correta, pois Amaro, de fato, representa um herói problemático: sua identidade está em construção, e ele enfrenta a intolerância social devido ao seu desejo homoafetivo, algo que ele próprio não compreende inicialmente como uma "anomalia". Essa angústia e o deslocamento diante das normas vigentes são características centrais do herói problemático.

A proposição II também está correta, uma vez que o narrador naturalista expõe a sexualidade como um campo de normas e desvios, reforçando o modelo heterossexual como padrão e marginalizando outras formas de afeto. A obra, ao retratar o comportamento de Amaro como uma "anomalia", reflete os valores da época, que patologizavam relações homoafetivas.

Já a proposição III está incorreta, pois Amaro não supera plenamente os preconceitos sociais. Embora ele viva sua relação com Aleixo, o texto deixa claro que essa experiência é marcada por conflitos e pelo peso da marginalização. A narrativa naturalista não apresenta uma vitória definitiva do personagem, mas sim sua luta em um ambiente hostil, o que reforça sua condição de herói problemático.

Portanto, as proposições corretas são I e II, conforme indicado na alternativa A.

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