O que primeiro chama a atenção na ficção de Machado de Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. No momento em que Flaubert sistematizava a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa, ou no momento em que Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, Machado cultivava livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor. Era também um eco do conte philosophique, à maneira de Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas perplexidades não resolvidas. Antonio Candido. Esquema de Machado de Assis. In: Vários Escritos. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995 (com adaptações)Considerando as ideias do texto precedente e a relação desse texto com a historiografia literária brasileira, julgue o seguinte item.A fragmentação, a incompletude e a elipse atribuídas pelo crítico à obra de Machado de Assis são também elementos da ficção contemporânea.
O que primeiro chama a atenção na ficção de Machado de
Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente
arcaísmo da técnica. No momento em que Flaubert sistematizava a
teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador
atrás da objetividade da narrativa, ou no momento em que Zola
preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos
menores detalhes, Machado cultivava livremente o elíptico, o
incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com
bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz
convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do
século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele
prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor.
Era também um eco do conte philosophique, à maneira de
Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio
de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas
perplexidades não resolvidas.
Antonio Candido. Esquema de Machado de Assis. In: Vários
Escritos. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995 (com adaptações)
Considerando as ideias do texto precedente e a relação desse texto
com a historiografia literária brasileira, julgue o seguinte item.
A fragmentação, a incompletude e a elipse atribuídas pelo
crítico à obra de Machado de Assis são também elementos da
ficção contemporânea.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A análise de Antonio Candido sobre a obra de Machado de Assis destaca características como a fragmentação, a incompletude e o uso da elipse como elementos fundamentais da narrativa machadiana. Esses traços, que divergiam das tendências literárias dominantes no século XIX, como o realismo detalhista de Zola ou a objetividade flaubertiana, revelam uma técnica narrativa singular, marcada pela intervenção do narrador e pela ambiguidade deliberada. Curiosamente, essas mesmas características são frequentemente associadas à ficção contemporânea, que valoriza a subjetividade, a ruptura com linearidade e a participação ativa do leitor na construção do sentido.
Ao comparar a obra de Machado de Assis com a produção literária atual, percebe-se que o autor foi precursor de uma estética que só ganharia força no século XX e XXI. A fragmentação, por exemplo, tornou-se um recurso central em narrativas modernas e pós-modernas, assim como a elipse e a incompletude, que desafiam o leitor a preencher lacunas e interpretar nuances. Portanto, é correto afirmar que os elementos apontados por Candido não apenas definem a originalidade de Machado, mas também antecipam procedimentos amplamente utilizados na ficção contemporânea.
Dessa forma, a afirmação de que tais características estão presentes tanto na obra machadiana quanto na literatura atual é válida, reforçando a atualidade e a influência duradoura do autor brasileiro. A opção correta é, portanto, C) CERTO, pois a análise crítica estabelece uma conexão clara entre a técnica narrativa de Machado de Assis e as tendências da ficção contemporânea.
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