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Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão. A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela.              (Obra completa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 840)Em Dom Casmurro, assim como em grande parte da prosa de Machado de Assis, observa-se a ênfase

Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para
responder à questão.

A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação,
assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me,
andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu
nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela.

             (Obra completa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 840)

Em Dom Casmurro, assim como em grande parte da prosa
de Machado de Assis, observa-se a ênfase

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, revela uma das características mais marcantes da prosa do autor: a profundidade psicológica e social de suas personagens. No excerto, a imagem de Capitu é reconstruída pela mente do narrador, Bentinho, que projeta nela emoções contraditórias — lágrimas e risos —, demonstrando a complexidade dos sentimentos humanos e a ambiguidade das relações. Essa abordagem está alinhada com a alternativa C), que aponta para a ênfase na "caracterização social e psicológica de personagens tipicamente urbanas".

Machado de Assis não se limita a descrever ações superficiais ou a idealizar um passado mítico (A), tampouco se concentra em comportamentos instintivos de marginalizados (B). Seu foco está na análise minuciosa da alma humana, especialmente no contexto da sociedade carioca do século XIX. Além disso, sua obra não segue um viés regionalista (D) nem prioriza enredos repletos de aventura (E), mas sim a introspecção e a ironia, elementos que consolidam sua narrativa como um marco da literatura brasileira.

Assim, a alternativa correta, C), reflete a essência machadiana: a exploração das nuances psicológicas e das dinâmicas sociais em um ambiente urbano, onde personagens como Capitu e Bentinho transcendem o papel de meros indivíduos para se tornarem símbolos de contradições humanas universais.

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