“Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu ou se ensinou, ou se fez ambas as coisas, como eu. É o que contarei no outro capítulo. Neste direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem esperou que eu lhe perguntasse pela filha. – Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.” MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. São Paulo: editora Ática, 1989. P.45“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.” RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1982. P. 9.“—— estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo fato de não a saber como viver, vivi uma outra? A isso quereria chamar de desorganização, e teria a segurança de me aventurar, porque saberia depois para onde voltar: para a organização anterior. A isso prefiro chamar desorganização pois não quero me confirmar no que vivi – na confirmação de mim eu perderia o mundo como eu o tinha, e sei que não tenho capacidade para outro.”LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.p.15. Com base nos três excertos apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
“Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu
ou se ensinou, ou se fez ambas as coisas, como eu. É o que contarei no outro capítulo. Neste
direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga;
eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem esperou que eu lhe
perguntasse pela filha.
– Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.”
MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. São Paulo: editora Ática, 1989. P.45
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham
caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas
como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas.
Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através
dos galhos pelados da catinga rala.”
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1982. P. 9.
“—— estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o
que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi,
tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me
alguma coisa que eu, pelo fato de não a saber como viver, vivi uma outra? A isso quereria
chamar de desorganização, e teria a segurança de me aventurar, porque saberia depois para
onde voltar: para a organização anterior. A isso prefiro chamar desorganização pois não quero
me confirmar no que vivi – na confirmação de mim eu perderia o mundo como eu o tinha, e sei
que não tenho capacidade para outro.”
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.p.15.
Com base nos três excertos apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
- A)Nos excertos apresentados, Graciliano Ramos e Clarice Lispector, autores da 3ª fase do Modernismo, fazem uso do fluxo da consciência como recurso estilístico para representar temas universais.
- B)O trecho de Dom Casmurro retoma a temática clássica em Machado de Assis: as cenas do cotidiano simples, marcado por acontecimentos que não envolvem tensão das personagens, que se mantêm planas do começo ao fim das obras.
- C)O trecho de Vidas Secas ilustra características da 2ª fase Modernista, em que o objetivo maior era a ruptura com os movimentos literários anteriores e, ao mesmo tempo, a volta ao passado. Por essa razão, a exemplo do que ocorria no Romantismo, Graciliano Ramos caracteriza suas personagens de forma idealizada, comparável ao que fez José de Alencar, em Iracema, por exemplo.
- D)Nos três excertos, percebe-se a interferência do narrador na história com o objetivo de estabelecer diálogo com o leitor. Tal estratégia busca envolver quem lê para que participe do enredo e dê a ele maior credibilidade.
- E)O excerto da obra de Clarice Lispector ilustra a profundidade reflexiva que marca a terceira fase do Modernismo. Nele, a autora se utiliza do monólogo interior e do fluxo da consciência para representar seu conflito diante do que viveu e do que gostaria de ter vivido.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O excerto de Clarice Lispector, presente em A paixão segundo G.H., ilustra a profundidade reflexiva característica da terceira fase do Modernismo brasileiro. Nesse trecho, a autora emprega o monólogo interior e o fluxo da consciência para explorar o conflito existencial da personagem, que busca compreender suas próprias experiências e questiona a validade do que viveu. A linguagem introspectiva e a falta de linearidade na narrativa são marcas do estilo lispectoriano, que mergulha na subjetividade humana de maneira inovadora.
Em contraste, o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, apresenta uma narrativa mais objetiva, embora irônica, centrada em um momento cotidiano entre as personagens. Já o fragmento de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, retrata a seca e a luta pela sobrevivência no sertão nordestino, com uma linguagem econômica e direta, típica do regionalismo crítico da segunda fase modernista.
A alternativa E) é a correta porque capta com precisão a essência do excerto de Clarice Lispector, destacando sua abordagem psicológica e o uso de técnicas narrativas modernistas para expressar a complexidade da experiência humana.
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