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Leia o trecho de Macunaíma, de Mário de Andrade, para responder às questões de números 75 e 76. Muitos casos sucederam nessa viagem por caatingas rios corredeiras, gerais, corgos, corredores de tabatinga matos-virgens e milagres do sertão. Macunaíma vinha com os dois manos pra São Paulo. Foi o Araguaia que facilitou-lhes a viagem. Por tantas conquistas e tantos feitos passados o herói não ajuntara um vintém só mas os tesouros herdados da icamiaba estrela estavam escondidos nas grunhas do Roraima lá. Desses tesouros Macunaíma apartou pra viagem nada menos de quarenta vezes quarenta milhões de bagos de cacau, a moeda tradicional. Calculou com eles um dilúvio de embarcações. E ficou lindo trepando pelo Araguaia aquele poder de igaras, duma em uma duzentas em ajojo que nem flecha na pele do rio. Na frente Macunaíma vinha de pé, carrancudo, procurando no longe a cidade. Matutava matutava roendo os dedos agora cobertos de berrugas de tanto apontarem Ci estrela. Os manos remavam espantando os mosquitos e cada arranco dos remos repercutindo nas duzentas igaras ligadas, despejava uma batelada de bagos na pele do rio, deixando uma esteira de chocolate onde os camuatás pirapitingas dourados piracanjubas uarus-uarás e bacus se regalavam.(1988, p. 36-37)Um traço do estilo modernista presente no trecho é a

Leia o trecho de Macunaíma, de Mário de Andrade, para responder às questões de números 75 e 76.

Muitos casos sucederam nessa viagem por caatingas rios corredeiras, gerais, corgos, corredores de tabatinga matos-virgens e milagres do sertão. Macunaíma vinha com os dois manos pra São Paulo. Foi o Araguaia que facilitou-lhes a viagem. Por tantas conquistas e tantos feitos passados o herói não ajuntara um vintém só mas os tesouros herdados da icamiaba estrela estavam escondidos nas grunhas do Roraima lá. Desses tesouros Macunaíma apartou pra viagem nada menos de quarenta vezes quarenta milhões de bagos de cacau, a moeda tradicional. Calculou com eles um dilúvio de embarcações. E ficou lindo trepando pelo Araguaia aquele poder de igaras, duma em uma duzentas em ajojo que nem flecha na pele do rio. Na frente Macunaíma vinha de pé, carrancudo, procurando no longe a cidade. Matutava matutava roendo os dedos agora cobertos de berrugas de tanto apontarem Ci estrela. Os manos remavam espantando os mosquitos e cada arranco dos remos repercutindo nas duzentas igaras ligadas, despejava uma batelada de bagos na pele do rio, deixando uma esteira de chocolate onde os camuatás pirapitingas dourados piracanjubas uarus-uarás e bacus se regalavam.

(1988, p. 36-37)

Um traço do estilo modernista presente no trecho é a

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho de Macunaíma, de Mário de Andrade, apresenta um traço marcante do estilo modernista: a quebra dos padrões convencionais de pontuação gráfica, conforme indicado na alternativa A. Essa característica é evidente na ausência de vírgulas em sequências descritivas, como "caatingas rios corredeiras, gerais, corgos, corredores de tabatinga matos-virgens", e na fluidez sintática que imprime um ritmo próprio ao texto, aproximando-se da oralidade e da liberdade formal típica do Modernismo brasileiro.

Mário de Andrade, um dos principais nomes do movimento modernista, utiliza uma linguagem que subverte as normas tradicionais da escrita, priorizando a expressividade e a musicalidade em detrimento da rigidez gramatical. A ausência de pontuação em certos trechos, como "vinha com os dois manos pra São Paulo", reforça essa liberdade estilística, criando um fluxo narrativo que mescla elementos da cultura popular e da mitologia indígena com uma abordagem inovadora.

Além disso, o texto não se enquadra nas demais alternativas: Macunaíma não é retratado como um herói nobre ou racional (B e E), a linguagem não é impessoal (C) e não há comparações diretas entre personagens humanas e animais selvagens (D). A opção A, portanto, é a que melhor representa a ruptura modernista presente no fragmento, destacando a experimentação linguística como um dos pilares da obra.

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