TEXTO 1 O mundo do menino impossível Fim de tarde, boquinha da noite com as primeiras estrelas e os derradeiros sinos. Entre as estrelas e lá detrás da igreja, surge a lua cheia para chorar com os poetas. E vão dormir as duas coisas novas desse mundo: o sol e os meninos. Mas ainda vela o menino impossível, aí do lado, enquanto todas as crianças mansas dormem acalentadas por Mãe-negra da Noite. O menino impossível que destruiu os brinquedos perfeitos que os vovós lhe deram: o urso de Nurnberg, o velho barbado jugoslavo, as poupées de Paris aux cheveux crêpés, o carrinho português feito de folha de flandres a caixa de música checoslovaca, o polichinelo italiano made in England, o trem de ferro de U. S. A. e o macaco brasileiro de Buenos Aires, moviendo la cola y la cabeza. O menino impossível que destruiu até os soldados de chumbo de Moscou e furou os olhos de um Papá Noel, brinca com sabugos de milho, caixas vazias, tacos de pau, pedrinhas brancas do rio… “Faz de conta que os sabugos são bois…” “Faz de conta…” “Faz de conta…” […] O menino pousa a testa e sonha dentro da noite quieta da lâmpada apagada, com o mundo maravilhoso que ele tirou do nada… […] (LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006. p. 27-30. Adaptado.)Jorge de Lima, a partir de Poemas (1927), adere ao Modernismo e adota procedimentos estilísticos novos, como o uso do verso livre, sem deixar de manter sua estreita ligação com os clássicos e com a herança portuguesa. Nesse período, amplia sua tendência para valorizar mais o mundo noturno e imaginário, o devaneio, o sonho, como exemplifica o poema “O mundo do menino impossível”. Sobre o Texto 1, marque a alternativa correta:
TEXTO 1
O mundo do menino impossível
Fim de tarde, boquinha da noite
com as primeiras estrelas
e os derradeiros sinos.
Entre as estrelas e lá detrás da igreja,
surge a lua cheia
para chorar com os poetas.
E vão dormir as duas coisas novas desse mundo:
o sol e os meninos.
Mas ainda vela
o menino impossível,
aí do lado,
enquanto todas as crianças mansas
dormem
acalentadas
por Mãe-negra da Noite.
O menino impossível
que destruiu
os brinquedos perfeitos
que os vovós lhe deram:
o urso de Nurnberg,
o velho barbado jugoslavo,
as poupées de Paris aux
cheveux crêpés,
o carrinho português
feito de folha de flandres
a
caixa de música checoslovaca,
o polichinelo italiano
made in England,
o trem de ferro de U. S. A.
e o macaco brasileiro
de Buenos Aires,
moviendo la cola y la cabeza.
O menino impossível
que destruiu até
os soldados de chumbo de Moscou
e furou os olhos de um Papá Noel,
brinca com sabugos de milho,
caixas vazias,
tacos de pau,
pedrinhas brancas do rio…
“Faz de conta que os sabugos
são bois…”
“Faz de conta…”
“Faz de conta…”
[…]
O menino pousa a testa
e sonha dentro da noite quieta
da lâmpada apagada,
com o mundo maravilhoso
que ele tirou do nada…
[…]
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global,
2006. p. 27-30. Adaptado.)
Jorge de Lima, a partir de Poemas (1927), adere ao
Modernismo e adota procedimentos estilísticos novos,
como o uso do verso livre, sem deixar de manter sua
estreita ligação com os clássicos e com a herança portuguesa.
Nesse período, amplia sua tendência para valorizar
mais o mundo noturno e imaginário, o devaneio, o
sonho, como exemplifica o poema “O mundo do menino
impossível”. Sobre o Texto 1, marque a alternativa correta:
- A)O eu lírico se assume como menino e se caracteriza de maneira sobrenatural e mágica
- B)O eu poético exprime a memória afetiva de sua infância e demonstra a desarticulação do tempo linear em sua poesia.
- C)A voz poemática expõe o mundo da imaginação da criança, com a sua sede de liberdade, de ser feliz, livre das amarras da industrialização e das influências de ideias preconcebidas. O mundo do menino impossível é movido pelo imaginário.
- D)O poema “O mundo do menino impossível" combina a metafísica, o onírico, o apelo social, a angústia, a reflexão mística e a reiteração barroca.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O poema "O mundo do menino impossível", de Jorge de Lima, é uma obra que exemplifica a transição do autor para o Modernismo, mantendo ainda traços da tradição clássica e da herança literária portuguesa. O texto retrata o universo imaginativo de uma criança que desafia as convenções e as expectativas sociais, preferindo brincar com objetos simples e criar seu próprio mundo a partir do nada.
A alternativa correta, C, destaca que o poema apresenta o mundo da imaginação infantil, onde a criança busca liberdade e felicidade, longe das imposições da industrialização e das ideias preconcebidas. O menino impossível, ao destruir os brinquedos perfeitos e industrializados, simboliza a rejeição a um mundo padronizado e a valorização da criatividade espontânea. Suas brincadeiras com sabugos de milho, caixas vazias e pedrinhas brancas revelam uma capacidade de transformar o ordinário em extraordinário, movido pelo poder do imaginário.
O poema não se limita a uma simples recordação afetiva da infância (alternativa B), nem assume um tom sobrenatural ou mágico (alternativa A). Também não se concentra em temas metafísicos, místicos ou sociais de maneira explícita (alternativa D). Em vez disso, ele celebra a pureza e a inventividade da infância, mostrando como o menino impossível constrói seu próprio universo, livre das amarras do mundo adulto e industrializado.
Assim, a obra de Jorge de Lima, nesse período, reforça a importância do devaneio e do sonho como elementos centrais da experiência humana, especialmente na infância, onde a imaginação não conhece limites.
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