Tecendo a Manhã João Cabral de Melo Neto Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro;de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão. (MELO NETO, João Cabral. Obra completa – Volume Único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 345)Sobre o poema Tecendo a Manhã, de João Cabral de Melo Neto, e o modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. I. O poema, pertencente ao livro A Educação pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto, revela a face mais lírica e menos objetiva do poeta modernista, na evocação da concepção mágica e propiciatória dos cantos dos galos. II. É possível assegurar que o poeta João Cabral de Melo Neto realiza plenamente, em “Tecendo a Manhã”, o seu projeto de impessoalidade da poesia modernista na supressão do tom lírico tradicional. III. As metáforas da “manhã” e da “luz balão” representam o próprio poema (sinônimos ainda de “tela”, “tecido”, “tenda”, “toldo”), do que se conclui ser o poema metalinguístico. IV. Há no poema referência direta ao ditado popular “uma andorinha só não faz verão”, cujo tema é a solidariedade.
Tecendo a Manhã
João Cabral de Melo Neto
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro;de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(MELO NETO, João Cabral. Obra completa – Volume Único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994,
p. 345)
Sobre o poema Tecendo a Manhã, de João Cabral de Melo Neto, e o
modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. O poema, pertencente ao livro A Educação pela Pedra, de João Cabral
de Melo Neto, revela a face mais lírica e menos objetiva do poeta
modernista, na evocação da concepção mágica e propiciatória dos
cantos dos galos.
II. É possível assegurar que o poeta João Cabral de Melo Neto realiza
plenamente, em “Tecendo a Manhã”, o seu projeto de impessoalidade
da poesia modernista na supressão do tom lírico tradicional.
III. As metáforas da “manhã” e da “luz balão” representam o próprio
poema (sinônimos ainda de “tela”, “tecido”, “tenda”, “toldo”), do que
se conclui ser o poema metalinguístico.
IV. Há no poema referência direta ao ditado popular “uma andorinha só
não faz verão”, cujo tema é a solidariedade.
- A)Somente I e III estão corretas.
- B)Somente II e III estão corretas.
- C)Somente I e II estão corretas.
- D)Somente II e IV estão corretas.
- E)Somente III e IV estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Análise do poema "Tecendo a Manhã" e sua relação com o Modernismo Brasileiro
O poema "Tecendo a Manhã", de João Cabral de Melo Neto, é uma obra emblemática do modernismo brasileiro, que reflete tanto as características estilísticas do autor quanto os princípios do movimento literário ao qual pertence. A análise das afirmativas apresentadas permite uma compreensão mais aprofundada da obra e sua inserção no contexto modernista.
A afirmativa I está correta, pois o poema, de fato, pertence ao livro A Educação pela Pedra e revela um aspecto mais lírico de João Cabral, contrastando com sua usual objetividade. A imagem dos galos tecendo a manhã evoca uma concepção quase mágica, distanciando-se do rigor geométrico típico do poeta.
A afirmativa II está incorreta. Embora João Cabral busque a impessoalidade em sua poesia, "Tecendo a Manhã" não suprime completamente o lirismo. O poema mantém uma musicalidade e uma carga simbólica que o aproximam da tradição lírica, ainda que de forma contida.
A afirmativa III está correta. O poema é metalinguístico, pois as metáforas da "manhã", "luz balão", "tela", "tecido", "tenda" e "toldo" remetem ao próprio ato de criação poética, representando a construção do texto como um tecido que se forma coletivamente.
A afirmativa IV está incorreta. Embora o tema da solidariedade esteja presente no poema, não há uma referência direta ao ditado popular "uma andorinha só não faz verão". A ideia de coletividade é tratada de forma original, sem citação explícita de provérbios.
Portanto, a alternativa correta é A) Somente I e III estão corretas, pois essas afirmativas capturam com precisão os aspectos essenciais do poema e sua relação com a poética de João Cabral de Melo Neto e o modernismo brasileiro.
Deixe um comentário