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Os excertos a seguir são de Cecília Meireles e Carpinejar, respectivamente.                  “Minhas mãos ainda estão molhadas                   do azul das ondas entreabertas,                   e a cor que escorre dos meus dedos                  colore as areias desertas”.                                                             (MEIRELES, 2000, p. 27).                  “A matilha dos filhos                     fareja o sonho inacabado,                     perseguindo tua lapela castanha,                     o açúcar do linho,                     olor de café aquecido”.                                                    (CARPINEJAR, 2008, p. 58-59). Em ambas as composições, os versos acima revelam que o sujeito lírico tem do mundo uma percepção 

Os excertos a seguir são de Cecília Meireles e Carpinejar, respectivamente.

                 “Minhas mãos ainda estão molhadas

                  do azul das ondas entreabertas,

                  e a cor que escorre dos meus dedos

                  colore as areias desertas”.

                                                            (MEIRELES, 2000, p. 27).

                  “A matilha dos filhos

                    fareja o sonho inacabado,

                    perseguindo tua lapela castanha,

                    o açúcar do linho,

                    olor de café aquecido”.

                                                   (CARPINEJAR, 2008, p. 58-59). 

Em ambas as composições, os versos acima revelam que o sujeito lírico tem do
mundo uma percepção 

Resposta:

A alternativa correta é D)

Os excertos de Cecília Meireles e Carpinejar apresentam uma riqueza de imagens que evidenciam a percepção sensorial do sujeito lírico em relação ao mundo. Em ambos os poemas, os elementos descritos estão intimamente ligados aos sentidos, criando uma experiência vívida e palpável para o leitor.

No trecho de Cecília Meireles, a imagem das mãos "molhadas do azul das ondas" e a cor que escorre pelos dedos, tingindo as areias, remetem ao tato e à visão. A poeta capta nuances cromáticas e texturas, transformando o abstrato em algo concreto por meio da sensorialidade. Já em Carpinejar, os versos trazem referências olfativas ("olor de café aquecido") e táteis ("o açúcar do linho"), além da imagem visual da "lapela castanha". A matilha que fareja o sonho inacabado também reforça a ideia de uma percepção aguçada, que vai além do racional ou puramente emotivo.

Embora haja elementos oníricos e emotivos em ambos os textos, o que os une de forma mais marcante é justamente a abordagem sensorial. Os poetas não apenas descrevem emoções ou racionalizam experiências, mas as traduzem por meio de sensações físicas e percepções concretas do mundo. Dessa forma, a alternativa que melhor define a percepção do sujeito lírico nesses versos é a D) sensorial, pois é através dos sentidos que a experiência poética se constrói.

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