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Os trechos abaixo demonstram formas de representar a figura feminina, respectivamente, nas obras São Bernardo, Um terno de pássaros ao Sul e O noviço. – “A senhora, pelo que mostra e pelas informações que peguei, é sisuda, econômica, sabe onde tem as ventas e pode dar uma boa mãe de família”. (RAMOS, 1977. p. 81). – “A mãe remava/ em tua devastação,// percorria os parágrafos a lápis./ O grafite dela, fino,/ uma agulha cerzindo// a moldura marfim./ Calma e cordata,/ sentava no meio-fio da tinta,// descansando a fogueira/ das folhas e grilos”. (CARPINEJAR, 2008, p. 34-35). – “Exultai, senhoras. Eu me deveria lembrar antes de me casar com duas mulheres, que basta só uma para fazer o homem desgraçado”. (PENA, 1987, p. 118). As três representações apontam para perspectivas norteadas, respectivamente, pelos seguintes aspectos: 

Os trechos abaixo demonstram formas de representar a figura feminina,
respectivamente, nas obras São Bernardo, Um terno de pássaros ao Sul e O noviço.

– “A senhora, pelo que mostra e pelas informações que peguei, é sisuda,
econômica, sabe onde tem as ventas e pode dar uma boa mãe de família”.
(RAMOS, 1977. p. 81).

– “A mãe remava/ em tua devastação,// percorria os parágrafos a lápis./ O grafite
dela, fino,/ uma agulha cerzindo// a moldura marfim./ Calma e cordata,/ sentava no
meio-fio da tinta,// descansando a fogueira/ das folhas e grilos”. (CARPINEJAR,
2008, p. 34-35).

– “Exultai, senhoras. Eu me deveria lembrar antes de me casar com duas mulheres,
que basta só uma para fazer o homem desgraçado”. (PENA, 1987, p. 118).

As três representações apontam para perspectivas norteadas, respectivamente,
pelos seguintes aspectos: 

Resposta:

A alternativa correta é D)

Os trechos apresentados oferecem visões distintas da figura feminina em três obras literárias, cada uma refletindo um aspecto particular da representação da mulher. A análise dessas passagens permite identificar os elementos que norteiam cada perspectiva.

No primeiro excerto, de São Bernardo, a descrição da mulher como "sisuda, econômica" e capaz de ser "uma boa mãe de família" revela uma abordagem marcadamente racional. A personagem é avaliada por suas qualidades práticas e funcionais, como se fosse um objeto de utilidade doméstica, sem qualquer menção a características emocionais ou afetivas.

Já em Um terno de pássaros ao Sul, a representação feminina é construída com sensibilidade e delicadeza. A imagem da mãe que "remava em tua devastação" e "cerzia a moldura marfim" com seu lápis fino evoca um cuidado quase poético, demonstrando uma conexão emocional profunda e uma atenção aos detalhes afetivos.

Por fim, a fala de O noviço apresenta um tom de desprezo em relação à figura feminina. A afirmação de que "basta só uma [mulher] para fazer o homem desgraçado" reduz a relação conjugal a uma fonte de infortúnio, mostrando uma visão claramente depreciativa e irônica sobre o papel da mulher.

Assim, a sequência que melhor caracteriza essas representações é, de fato, a alternativa D) racionalidade; sensibilidade; e desprezo, pois capta com precisão os três eixos principais das passagens analisadas.

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