A fase Pré-Modernista passa a ser tomada como marginal ou subsidiária à estética passadista ou ao próprio Modernismo. Consequentemente, as obras que lhe remetiam pertencimento cronológico, dentre elas Canaã, eram tomadas pelo sincretismo das escolas Realismo, Naturalismo, Simbolismo, mas também pela aproximação temática ao Modernismo. (Adaptado de: ARAÚJO, Bárbara Del Rio. O registro de estilo em Canaã: uma reflexão sobre a historiografia e o rótulo Pré- modernista. In: Entretextos, Londrina, v.14, n.1, p. 240-257, jan./jun.2014) O contraditório de classificação de Canaã, de Graça Aranha, é reiterado em:
A fase Pré-Modernista passa a ser tomada como marginal ou subsidiária à estética passadista ou ao próprio Modernismo.
Consequentemente, as obras que lhe remetiam pertencimento cronológico, dentre elas Canaã, eram tomadas pelo sincretismo
das escolas Realismo, Naturalismo, Simbolismo, mas também pela aproximação temática ao Modernismo.
(Adaptado de: ARAÚJO, Bárbara Del Rio. O registro de estilo em Canaã: uma reflexão sobre a historiografia e o rótulo Pré-
modernista. In: Entretextos, Londrina, v.14, n.1, p. 240-257, jan./jun.2014)
O contraditório de classificação de Canaã, de Graça Aranha, é reiterado em:
- A)Grande parte das análises feitas da obra prefere caracterizá-la pela relevância temática, pelo debruçar sobre os problemas sociais e morais do país, o qual é apresentado sob uma perspectiva de antecipação ao movimento Modernista na medida em que se observa o interesse pela realidade.
- B)Aproveitando criaturas e fatos reais, pondo em cena colonos e caboclos, não fez, contudo um livro realista e ainda menos regionalista. Não interessava ao autor o pitoresco nem se sentia inclinado a submeter-se passivamente a observação, um e outro entram na obra, mas no seu lugar como elementos de construção e nunca como fim.
- C)Na historiografia Literária brasileira o nome de Graça Aranha costuma abrir com todo o direito o capítulo do movimento de 1922, pela adesão entusiasta, determinante que essa grande personalidade, antes mesmo de grandes escritores, iria dar aos jovens de São Paulo na revolta contra as instituições.
- D)Canaã reflete sobre situações novas como a imigração alemã no Espírito Santo, desembocando em discussões raciais, sociais e morais, prelúdio inequívoco ao Modernismo.
- E)Embora estejam presentes na obra ideias pessimistas quanto ao Brasil e tons idílicos da colônia alemã, não há nenhuma tendência a provar a superioridade do colono branco sobre o mestiço.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda a complexidade da classificação da obra Canaã, de Graça Aranha, dentro do contexto literário brasileiro, destacando sua posição ambígua entre o Pré-Modernismo e o Modernismo. A fase Pré-Modernista muitas vezes é vista como marginal, situada entre estéticas passadistas e a ruptura modernista, o que gera interpretações divergentes sobre obras como Canaã.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B, que afirma: "Aproveitando criaturas e fatos reais, pondo em cena colonos e caboclos, não fez, contudo, um livro realista e ainda menos regionalista. Não interessava ao autor o pitoresco nem se sentia inclinado a submeter-se passivamente à observação, um e outro entram na obra, mas no seu lugar como elementos de construção e nunca como fim." Essa passagem reforça a dificuldade de enquadrar a obra em categorias literárias tradicionais, como Realismo ou Naturalismo, pois Graça Aranha não se limitou a reproduzir a realidade de forma passiva, mas utilizou-a como base para uma construção artística mais ampla.
As outras alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da obra, não capturam com a mesma precisão o caráter contraditório de sua classificação. A alternativa A enfatiza a relevância temática e a antecipação de questões modernistas, enquanto a C destaca o papel de Graça Aranha no Modernismo. Já a D ressalta as discussões raciais e sociais, e a E aborda a ausência de uma defesa explícita da superioridade racial. No entanto, apenas a alternativa B evidencia a recusa do autor em se prender a rótulos estéticos, confirmando a complexidade de classificar Canaã dentro de uma escola literária específica.
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