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                                               (…) Eis aí meu canto.                        Ele é tão baixo que sequer o escuta                        ouvido rente ao chão. Mas é tão alto                        que as pedras o absorvem. Está na mesa                        aberta em livros, cartas e remédios.                       Na parede infiltrou-se. O bonde, a rua,                       o uniforme de colégio se transformam,                       são ondas de carinho te envolvendo.                                             Como fugir ao mínimo objeto                       ou recusar-se ao grande? Os temas passam,                      eu sei que passarão, mas tu resistes,                       e cresces como fogo, como casa,                       como orvalho entre dedos,                       na grama, que repousam.                                           Já agora te sigo a toda parte,                      e te desejo e te perco, estou completo,                      me destino, me faço tão sublime,                      tão natural e cheio de segredos,                      tão firme, tão fiel… Tal uma lâmina,                      o povo, meu poema, te atravessa.                               Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo.Considere as seguintes afirmações: As concepções relativas à poesia que se podem corretamente deduzir do excerto do poema de Drummond comportam os seguintes traços ou características: I O poema é tanto mais forte quanto mais se abre para as várias dimensões da vida coletiva. II A integração do poema na realidade objetiva não anula a subjetividade do eu lírico; ao contrário, ela lhe confere vigor renovado. III O caráter participante ou empenhado da literatura se coaduna perfeitamente com sua integridade estética. Está correto o que se afirma em

                                               (…) Eis aí meu canto.

                       Ele é tão baixo que sequer o escuta

                       ouvido rente ao chão. Mas é tão alto

                       que as pedras o absorvem. Está na mesa

                       aberta em livros, cartas e remédios.

                      Na parede infiltrou-se. O bonde, a rua,

                      o uniforme de colégio se transformam,

                      são ondas de carinho te envolvendo.

                     

                      Como fugir ao mínimo objeto

                      ou recusar-se ao grande? Os temas passam,

                      eu sei que passarão, mas tu resistes,

                      e cresces como fogo, como casa,

                      como orvalho entre dedos,

                      na grama, que repousam.

                     

                     Já agora te sigo a toda parte,

                     e te desejo e te perco, estou completo,

                     me destino, me faço tão sublime,

                     tão natural e cheio de segredos,

                     tão firme, tão fiel… Tal uma lâmina,

                     o povo, meu poema, te atravessa.

                               Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo.

Considere as seguintes afirmações:

As concepções relativas à poesia que se podem
corretamente deduzir do excerto do poema de
Drummond comportam os seguintes traços ou
características:

I O poema é tanto mais forte quanto mais se abre para
as várias dimensões da vida coletiva.

II A integração do poema na realidade objetiva não
anula a subjetividade do eu lírico; ao contrário, ela lhe
confere vigor renovado.

III O caráter participante ou empenhado da literatura se
coaduna perfeitamente com sua integridade estética.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é C)

O excerto do poema A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, revela uma poesia profundamente engajada com a realidade, sem perder sua força lírica e subjetiva. O texto apresenta uma linguagem que oscila entre o íntimo e o coletivo, demonstrando como a poesia pode ser ao mesmo tempo pessoal e universal. Analisando as afirmações propostas, é possível identificar que todas estão corretas, pois refletem as concepções poéticas presentes no trecho.

A primeira afirmação (I) destaca que o poema ganha força ao se abrir para as múltiplas dimensões da vida coletiva. Isso se evidencia nos versos que mencionam objetos cotidianos, como "livros, cartas e remédios", e espaços comuns, como "o bonde, a rua", transformados em "ondas de carinho". Drummond mostra que a poesia se alimenta do mundo ao redor, tornando-se mais potente quando dialoga com a experiência compartilhada.

A segunda afirmação (II) ressalta que a integração do poema na realidade objetiva não anula a subjetividade do eu lírico, mas a revitaliza. O verso "eu sei que passarão, mas tu resistes" reforça a permanência do sentimento lírico, que se fortalece mesmo diante da transitoriedade dos temas. A voz poética mantém sua individualidade, ainda que mergulhada no coletivo.

Por fim, a terceira afirmação (III) aponta que o caráter participante da literatura não compromete sua integridade estética. Drummond prova isso ao unir engajamento e beleza poética, como em "o povo, meu poema, te atravessa", onde a linguagem mantém sua densidade simbólica mesmo ao tratar de um tema social. Assim, as três afirmações estão corretas, revelando a complexidade e a riqueza da poesia drummondiana.

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