No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
- A)A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas.
- B)A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
- C)A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
- D)A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No campo da educação, as diferentes concepções sobre seu papel na sociedade refletem visões filosóficas e políticas distintas. Entre elas, a educação como meio de transformação social se destaca por sua abordagem crítica e engajada, conforme exemplificado na alternativa C).
A concepção de educação como transformação da sociedade, representada pela opção C), recusa tanto o otimismo ingênuo quanto o pessimismo paralisante. Em vez disso, ela busca desvendar as contradições sociais para enfrentá-las de maneira realista. Essa perspectiva está alinhada com pensadores como Paulo Freire, para quem a educação deve ser um instrumento de conscientização e emancipação.
Diferentemente das outras alternativas - que apresentam visões redentoras (A), reprodutivistas (B) ou submissas (D) - a opção C) expressa uma pedagogia crítica que reconhece o potencial transformador da educação, sem ignorar os desafios estruturais da sociedade. Essa abordagem entende que o processo educativo não deve apenas adaptar os indivíduos à realidade existente, mas capacitá-los para questionar e modificar as condições sociais injustas.
Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C), pois melhor representa a ideia de educação como ferramenta para a transformação social, equilibrando análise crítica com ação propositiva.
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