Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outrosI. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.I. a idade cronológica.III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outros
I. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.
I. a idade cronológica.
III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.
- A)Apenas I e III.
- B)Apenas II e III.
- C)I, II, III.
- D)Apenas I.
- E)Apenas III.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de integração de crianças com deficiência em instituições educacionais é um tema complexo que exige uma abordagem multifatorial. A qualidade desse processo está intrinsecamente ligada à estrutura organizacional da instituição, que deve considerar diversos aspectos para garantir uma inclusão efetiva e significativa.
Analisando as assertivas apresentadas, percebe-se que todas são fundamentais para um processo de integração bem-sucedido:
- O grau de deficiência e as potencialidades de cada criança são elementos essenciais, pois permitem a elaboração de estratégias pedagógicas personalizadas que respeitem as limitações e desenvolvam as habilidades individuais.
- A idade cronológica também é um fator relevante, já que determina o nível de desenvolvimento esperado e auxilia no planejamento de atividades adequadas à fase de crescimento da criança.
- A disponibilidade de recursos humanos e materiais na comunidade é igualmente importante, pois a integração depende não apenas da escola, mas de uma rede de apoio que inclui profissionais especializados, equipamentos adaptados e serviços complementares.
Portanto, a alternativa correta é a C) I, II, III, já que todos os fatores mencionados são igualmente relevantes para garantir uma integração de qualidade. A ausência de qualquer um desses elementos pode comprometer seriamente o processo inclusivo.
Deixe um comentário