Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outrosI. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.I. a idade cronológica.III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outros

I. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.

I. a idade cronológica.

III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O processo de integração de crianças com deficiência em instituições educacionais é um tema complexo que exige uma abordagem multifatorial. A qualidade desse processo está intrinsecamente ligada à estrutura organizacional da instituição, que deve considerar diversos aspectos para garantir uma inclusão efetiva e significativa.

Analisando as assertivas apresentadas, percebe-se que todas são fundamentais para um processo de integração bem-sucedido:

  1. O grau de deficiência e as potencialidades de cada criança são elementos essenciais, pois permitem a elaboração de estratégias pedagógicas personalizadas que respeitem as limitações e desenvolvam as habilidades individuais.
  2. A idade cronológica também é um fator relevante, já que determina o nível de desenvolvimento esperado e auxilia no planejamento de atividades adequadas à fase de crescimento da criança.
  3. A disponibilidade de recursos humanos e materiais na comunidade é igualmente importante, pois a integração depende não apenas da escola, mas de uma rede de apoio que inclui profissionais especializados, equipamentos adaptados e serviços complementares.

Portanto, a alternativa correta é a C) I, II, III, já que todos os fatores mencionados são igualmente relevantes para garantir uma integração de qualidade. A ausência de qualquer um desses elementos pode comprometer seriamente o processo inclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *