Com relação às características da organização escolar em ciclos, analise as afirmativas a seguir. I. A denominação ciclo é recente no Brasil, aparecendo em meados dos anos de 1980. II. A função dos ciclos é a de apenas regularizar o fluxo escolar. III. O modelo de referência no Brasil foi inspirado na organização escolar da Inglaterra. Assinale:
Com relação às características da organização escolar em ciclos, analise as afirmativas a seguir.
I. A denominação ciclo é recente no Brasil, aparecendo em meados dos anos de 1980.
II. A função dos ciclos é a de apenas regularizar o fluxo escolar.
III. O modelo de referência no Brasil foi inspirado na organização escolar da Inglaterra.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta.
- B)se somente a afirmativa II estiver correta.
- C)se somente a afirmativa III estiver correta.
- D)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O modelo de organização escolar em ciclos no Brasil apresenta características específicas que merecem análise. A afirmativa I está correta ao destacar que a denominação "ciclo" surgiu no país apenas em meados da década de 1980, marcando uma mudança significativa na estrutura educacional. Por outro lado, a afirmativa II é incorreta, pois os ciclos não se limitam a regularizar o fluxo escolar, mas também buscam promover uma aprendizagem contínua e personalizada, rompendo com a rigidez da seriação tradicional.
A afirmativa III também está correta ao apontar que o modelo brasileiro foi inspirado na organização escolar da Inglaterra, que já adotava essa abordagem há mais tempo. Portanto, apenas as afirmativas I e III estão corretas, o que torna a alternativa D) a resposta adequada. Essa análise demonstra que a implementação dos ciclos no Brasil representou uma tentativa de modernizar o sistema educacional, embora com desafios e adaptações necessárias ao contexto nacional.
Deixe um comentário