O século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados “iluministas” ou “ilustrados”, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem- se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel. De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na:
O século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados “iluministas” ou “ilustrados”, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem- se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel.
De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na:
- A)transmissão de conteúdos e na formação social individualista;
- B)educação integral e na formação social do trabalhador;
- C)transformação da razão social em força social e na autonomia pedagógica;
- D)auto-educação e no trabalho coletivo;
- E)pedagogia do diálogo e na formação social coletiva.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados "iluministas" ou "ilustrados", que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem-se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel.
De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na:
- A) transmissão de conteúdos e na formação social individualista;
- B) educação integral e na formação social do trabalhador;
- C) transformação da razão social em força social e na autonomia pedagógica;
- D) auto-educação e no trabalho coletivo;
- E) pedagogia do diálogo e na formação social coletiva.
O gabarito correto é A).
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