Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que
Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.
Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que
- A)apresentou os conteúdos numa perspectiva crítica.
- B)apontou o papel da escola como reprodutora do sistema econômico
- C)adaptou o nível do ensino na escola pública para se dizer democrática, procurando garantir educação para todos.
- D)buscou romper os laços com a escola tradicional para contribuir com a industrialização no início do século XX.
- E)contribuiu para a elitização do ensino com o discurso de “escola de qualidade”.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.
Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que:
- A) apresentou os conteúdos numa perspectiva crítica.
- B) apontou o papel da escola como reprodutora do sistema econômico.
- C) adaptou o nível do ensino na escola pública para se dizer democrática, procurando garantir educação para todos.
- D) buscou romper os laços com a escola tradicional para contribuir com a industrialização no início do século XX.
- E) contribuiu para a elitização do ensino com o discurso de "escola de qualidade".
O gabarito correto é D), pois a Escola Nova representou uma ruptura com os métodos tradicionais de ensino, alinhando-se às demandas de modernização e industrialização da sociedade brasileira no início do século XX.
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