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Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil,praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideaisda eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo dagramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, aexpressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica econvincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil,
praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais
da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da
gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a
expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e
convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.








Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Os jesuítas desempenharam um papel fundamental na educação no Brasil colonial, introduzindo métodos pedagógicos alinhados aos ideais da Contrarreforma. Sua abordagem educacional era estruturada em três pilares principais: a gramática, voltada para a clareza e correção da expressão; as humanidades, focadas na beleza e elegância; e a retórica, que buscava a persuasão e energia no discurso.

Uma das marcas distintivas do ensino jesuítico era a emulação, ou seja, o incentivo à competição entre alunos e turmas. Essa estratégia visava estimular o desempenho individual e coletivo, reforçando valores como disciplina, excelência e superação. A competição era utilizada como ferramenta pedagógica para motivar os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos e habilidades, seguindo os princípios da educação humanista da época.

Portanto, a afirmação de que "uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes" está correta, conforme indicado pelo gabarito (C). Essa prática refletia não apenas os valores da Companhia de Jesus, mas também os ideais educacionais do século XVI, que privilegiavam a formação integral do indivíduo por meio do rigor intelectual e moral.

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