Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis asdiscussões sobre educação e pedagogia, culminando noestabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dosconservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamentopedagógico, julgue os itens a seguir. Foram a expressão do conservadorismo e do tradicionalismo as reformas na educação promovidas por Lourenço Filho no Ceará em 1923, as propostas por Anísio Teixeira na Bahia em 1925 e as de Francisco Campos em Minas Gerais em 1927.

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as
discussões sobre educação e pedagogia, culminando no
estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos
conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento
pedagógico, julgue os itens a seguir.

Foram a expressão do conservadorismo e do tradicionalismo as reformas na educação promovidas por Lourenço Filho no Ceará em 1923, as propostas por Anísio Teixeira na Bahia em 1925 e as de Francisco Campos em Minas Gerais em 1927.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Nas décadas de 1920 e 1930, o cenário educacional brasileiro foi marcado por intensos debates pedagógicos, que deram origem a duas correntes principais: a liberal e a conservadora. Essas discussões refletiam as transformações sociais e políticas da época, buscando definir os rumos da educação no país.

O item em análise afirma que as reformas educacionais promovidas por Lourenço Filho no Ceará (1923), Anísio Teixeira na Bahia (1925) e Francisco Campos em Minas Gerais (1927) foram expressões do conservadorismo e do tradicionalismo. No entanto, essa afirmação está incorreta, conforme indica o gabarito (E).

As reformas mencionadas, na verdade, representavam tendências progressistas e inovadoras para a época. Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Francisco Campos eram expoentes de ideias modernizadoras, influenciados pelo movimento da Escola Nova, que defendia uma educação mais democrática, laica e adaptada às necessidades sociais. Suas propostas buscavam romper com o tradicionalismo pedagógico, introduzindo métodos ativos de ensino e uma visão mais científica da educação.

Portanto, longe de serem conservadoras, essas reformas foram pioneiras na tentativa de modernizar o sistema educacional brasileiro, alinhando-o às correntes pedagógicas mais avançadas do período. A classificação correta dessas iniciativas é como expressões do pensamento liberal e renovador em educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *