Observe a cronologia das transformações no tempo da Historia da Educação do Brasil, onde ela evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.I. A Educação jesuíta é substituída pelo ensino dirigido pelos vices-reis, que são nomeados por Portugal. II. Uma Lei Geral de 15 de outubro dispõe sobre as escolas de primeiras leis, fixando-lhes o currículo e instituindo o ensino primário para o sexo feminino. III. Através do Decreto 19.402 é criado o Ministério da Educação e Saúde Publica. IV. A nova Constituição dispõe pela primeira vez que a Educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos. V. O ensino ficou composto, neste período por cinco (5) anos de curso primário, quatro (4) de curso ginasial e três (3) de colegial, podendo ser na modalidade clássica ou científica. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a preocupar-se mais com a formação geral.VI. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional é promulgada pela Lei 4.024. VII. Cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL pela Lei 5.370. VIII.é sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.Faça a correspondência correta.( ) Período Estado Novo. ( ) Período Imperial. ( ) Período da Abertura Política. ( ) Período Imperial. ( ) Período da Abertura Política. ( ) Período da 2a República. ( ) Período Pombalino. ( ) Período do Regime Militar. ( ) Período da 1a República. ( ) Período da Nova República.A seqüência correta de cima para baixo é:
Observe a cronologia das transformações no tempo da Historia da Educação do Brasil, onde ela evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
I. A Educação jesuíta é substituída pelo ensino dirigido pelos vices-reis, que são nomeados por Portugal.
II. Uma Lei Geral de 15 de outubro dispõe sobre as escolas de primeiras leis, fixando-lhes o currículo e instituindo o ensino primário para o sexo feminino.
III. Através do Decreto 19.402 é criado o Ministério da Educação e Saúde Publica.
IV. A nova Constituição dispõe pela primeira vez que a Educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.
V. O ensino ficou composto, neste período por cinco (5) anos de curso primário, quatro (4) de curso ginasial e três (3) de colegial, podendo ser na modalidade clássica ou científica. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a preocupar-se mais com a formação geral.
VI. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional é promulgada pela Lei 4.024.
VII. Cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL pela Lei 5.370.
VIII.é sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.
Faça a correspondência correta.
( ) Período Estado Novo.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período da 2a República.
( ) Período Pombalino.
( ) Período do Regime Militar.
( ) Período da 1a República.
( ) Período da Nova República.
A seqüência correta de cima para baixo é:
- A)I, VII, III, VI, V, II, VIII e IV
- B)V, II, VIII, IV, I, VII, III e VI
- C)IV, VIII, II, V, VI, III, VII e l.
- D)V, I, VII, II, VIII, III, VI e IV.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Ensaios sobre as Transformações na História da Educação no Brasil
A história da educação no Brasil é marcada por rupturas e evoluções que refletem os contextos políticos, sociais e econômicos de cada período. Analisando a cronologia apresentada, é possível identificar como as mudanças na educação acompanharam as transformações do país.
O Período Pombalino (I) representa a substituição da educação jesuítica por um ensino controlado pelos vice-reis, marcando o início da intervenção do Estado na educação. Já no Período Imperial (II e IV), surgem as primeiras leis que organizam o ensino primário e incluem o direito à educação para todos, ainda que de forma incipiente.
O Período da 1ª República (V) trouxe uma reestruturação dos níveis de ensino, com foco na formação geral. O Estado Novo (III) consolidou a centralização com a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, enquanto a 2ª República (VI) estabeleceu a primeira LDB, organizando o sistema educacional.
Durante o Regime Militar (VII), o MOBRAL surgiu como tentativa de combater o analfabetismo, enquanto a Abertura Política (VIII) trouxe a atual LDB, que permanece como marco legal da educação brasileira. A sequência correta (B) demonstra como cada período contribuiu para a construção de um sistema educacional complexo e em constante transformação.
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