De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.) 1. 1º período: entre 1549 e 1759. 2. 2º período: entre 1759 e 1932. 3. 3º período: entre 1932 e 1969. 4. 4º período: entre 1969 e 2001. ( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional. ( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. ( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular. ( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”. ( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública. ( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.A sequência está correta em
De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)
1. 1º período: entre 1549 e 1759.
2. 2º período: entre 1759 e 1932.
3. 3º período: entre 1932 e 1969.
4. 4º período: entre 1969 e 2001.
( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.
( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.
( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.
( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.
A sequência está correta em
- A)4, 3, 3, 4, 2, 1.
- B)4, 3, 2, 2, 1, 1.
- C)3, 1, 2, 3, 4, 3.
- D)2, 1, 3, 4, 2, 1.
- E)4, 3, 3, 2, 2, 1.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com Saviani (2010), a relação entre os períodos históricos e as respectivas ideias pedagógicas pode ser estabelecida da seguinte forma:
(4) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.
(3) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
(3) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.
(4) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.
(2) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.
(1) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.
A sequência correta é: A) 4, 3, 3, 4, 2, 1.
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