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Na história da educação brasileira, é possível identifcar várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Pesquisadores afrmam que as principais correntes pedagógicas identifcadas no Brasil são: a tradicional, a crítica e a pós-crítica.A tendência Tradicional:

Na história da educação brasileira, é possível identifcar várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Pesquisadores afrmam que as principais correntes pedagógicas identifcadas no Brasil são: a tradicional, a crítica e a pós-crítica.

A tendência Tradicional:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diversas concepções pedagógicas que refletem os ideais de formação do homem em diferentes contextos sociais. Pesquisadores destacam três principais correntes pedagógicas no Brasil: a tradicional, a crítica e a pós-crítica. Cada uma delas apresenta abordagens distintas em relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel da educação na sociedade.

A tendência Tradicional, conforme indicado pelo gabarito correto (alternativa C), caracteriza-se por:

  • Ênfase no ensino e aprendizagem de conteúdos estruturados.
  • Metodologia rigorosamente planejada e sistematizada.
  • Foco na eficiência do processo educacional.
  • Papel central do professor como transmissor do conhecimento.
  • Organização hierárquica e disciplinar do ambiente escolar.

Esta abordagem contrasta com as demais alternativas apresentadas: enquanto a A e B descrevem características da pedagogia crítica, e a D e E se aproximam mais da perspectiva pós-crítica, a alternativa C efetivamente representa os princípios da pedagogia tradicional, que historicamente predominou no sistema educacional brasileiro, especialmente durante o século XX.

A compreensão dessas diferentes correntes pedagógicas é fundamental para analisar tanto a evolução histórica da educação no Brasil quanto os debates atuais sobre qualidade educacional e formação cidadã.

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