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No Brasil, o caminho que leva o ensino superior de adaptações do modelo napoleônico a um modelo que se aproxime do humboldtiano, na década de 80, pelo embate em torno da indissociabilidade pesquisa/ensino/extensão, é calcado ao longo das décadas precedentes por um conjunto de eventos. Pode ser citada, entre estes eventos, a criação:

No Brasil, o caminho que leva o ensino superior de adaptações do modelo napoleônico a um modelo que se aproxime do humboldtiano, na década de 80, pelo embate em torno da indissociabilidade pesquisa/ensino/extensão, é calcado ao longo das décadas precedentes por um conjunto de eventos. Pode ser citada, entre estes eventos, a criação:

Resposta:

A alternativa correta é A)

No Brasil, a trajetória do ensino superior, desde as adaptações do modelo napoleônico até uma aproximação com o modelo humboldtiano, foi marcada por uma série de eventos fundamentais ao longo do século XX. Esse processo ganhou maior destaque na década de 1980, com o debate em torno da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. No entanto, as bases para essa transformação foram estabelecidas décadas antes, com a criação de instituições científicas e acadêmicas que impulsionaram a pesquisa no país.

Entre os principais eventos que pavimentaram esse caminho, destaca-se a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1948, uma entidade crucial para a defesa da ciência e da educação no Brasil. Logo em seguida, em 1951, foram criados o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), organismos essenciais para o fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos qualificados. Além disso, em 1962, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) surgiu como uma das primeiras agências estaduais de apoio à ciência, consolidando um ecossistema de pesquisa no país.

Portanto, a alternativa correta que lista essas instituições fundadoras é a A), que menciona a SBPC (1948), o CNPq e a Capes (1951) e a Fapesp (1962). Essas organizações foram pilares na construção de um sistema de ensino superior mais alinhado com a integração entre pesquisa e educação, princípio central do modelo humboldtiano.

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