Ao discorrer sobre os desafios da educação no Brasil, Schwartzman, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, afirma, entre outros fatos, que
Ao discorrer sobre os desafios da educação no Brasil, Schwartzman, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, afirma, entre outros fatos, que
- A)os gastos brasileiros em educação, em porcentagem do PIB, são menores do que os da Argentina e do Chile.
- B)existe uma importante concordância entre os números do censo escolar do MEC e os da PNAD/IBGE relativos ao Ensino Fundamental.
- C)a má qualidade da educação brasileira afeta a todos os alunos da mesma maneira.
- D)nas economias avançadas, somente um segmento do mercado de trabalho requer competências especializadas.
- E)o acesso ao Ensino Fundamental, dos sete aos dez anos de idade, continua sendo um problema importante.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Ao analisar as afirmações sobre os desafios da educação no Brasil com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2005, conforme apresentado por Schwartzman, é possível identificar que a alternativa correta é a letra D).
A opção D afirma que "nas economias avançadas, somente um segmento do mercado de trabalho requer competências especializadas". Essa afirmação está alinhada com a ideia de que, em países desenvolvidos, embora haja uma demanda por profissionais altamente qualificados em setores específicos, grande parte das ocupações não exige formação especializada, diferentemente do que ocorre em economias em desenvolvimento, onde a falta de qualificação pode ser um obstáculo mais generalizado.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas:
- A) Os gastos brasileiros em educação, como porcentagem do PIB, na verdade, são comparáveis ou até superiores aos de países como Argentina e Chile em determinados períodos.
- B) Há divergências conhecidas entre os dados do censo escolar do MEC e os da PNAD/IBGE, especialmente em relação ao Ensino Fundamental.
- C) A má qualidade da educação no Brasil não afeta todos os alunos igualmente, pois há disparidades regionais e socioeconômicas significativas.
- E) O acesso ao Ensino Fundamental para crianças de sete a dez anos não é o principal problema, já que a cobertura nessa faixa etária é relativamente alta.
Portanto, a alternativa D é a única que reflete corretamente uma análise consistente com os dados e o contexto educacional discutido por Schwartzman.
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